Boas notícias para a segurança pública
O mais importante foi o anúncio de mais um plantão policial, agora, na zona norte da cidade
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, tem-se revelado “um bom filho” a cada retorno à sua cidade natal.
No início da semana, Derrite esteve em Sorocaba novamente, dessa vez, para a cerimônia de inauguração do renovado plantão policial na avenida General Carneiro, localizado no Cerrado, e para uma homenagem aos alunos soldados do CPI-7 que auxiliaram na limpeza do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), após as fortes chuvas que atingiram Sorocaba em 20 de janeiro.
Mas o mais importante foi o anúncio de mais um plantão policial, agora, na zona norte da cidade.
O secretário afirmou que a instalação pode acontecer ainda neste ano. A notícia é muito interessante para Sorocaba, pois a cidade é uma das que mais cresceu e se desenvolveu no interior do Estado nos últimos anos, ultrapassando os 700 mil habitantes.
E esse crescimento se deu notadamente na zona norte, o que gerou uma demanda reprimida por um plantão policial a mais.
“O doutor Wilson Negrão me pediu autorização, que prontamente foi concedida”, disse o secretário, acrescentando ser um conhecedor “das dificuldades e desafios de Sorocaba”.
Quanto ao retorno do tradicional plantão policial à avenida General Carneiro, na zona oeste, para um prédio totalmente reformado -- em frente à Delegacia Seccional --, é garantia de melhor acessibilidade por parte da população.
E pode-se dizer que se trata de uma “correção de rumo” ou, mesmo, de uma “reparação” a medidas adotadas por gestões passadas -- que, por exemplo, levaram o plantão para a Vila Carvalho.
Foram ações que acabaram por se mostrar equivocadas, com prejuízos no atendimento a esse público que, quando procura pela polícia, já se encontra num momento de vulnerabilidade.
A ideia é que isso fique no passado, pois o prédio agora oferece melhor estrutura para policiais e cidadãos.
Para isso, o novo plantão policial passou a contar com um sistema de audiovisual nos depoimentos das ocorrências, proporcionando maior agilidade no atendimento e permitindo que o policial volte mais rapidamente ao patrulhamento.
Isso deverá reduzir, sobremaneira, o tempo dos inquéritos e autos de prisão em flagrante, por exemplo.
O próprio secretário relembrou que, ainda no início de seu mandato, anunciou que, até o final da gestão, Sorocaba contará com um novo batalhão da Polícia Militar, uma vez que cidades menores possuem efetivo maior. Mas essa não é a única boa novidade.
Já nos últimos dias do ano passado, a Secretaria da Segurança Pública entregou à Polícia Civil da região de Sorocaba 25 novas viaturas -- parte de uma grande entrega de 324 veículos policiais para o Estado.
O investimento nas viaturas para Sorocaba gira em torno de R$ 3,7 milhões e, para o Estado, mais de R$ 50 milhões.
Passaram a compor a frota regional cinco furgões do modelo Peugeot/Expert (uma para cada delegacia seccional), com capacidade para o transporte de 12 presos e equipados com câmeras de monitoramento.
Foram entregues, ainda, sete unidades do modelo Renault Duster; e outras 12 direcionadas para as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) de Avaré, Botucatu, São Manuel, Itapeva, Capão Bonito, Itapetininga, Tatuí, Salto, Itu, São Roque, Votorantim e Sorocaba.
Completa a lista a primeira viatura adaptada para um cão K9 -- animal adestrado, especialmente, para o emprego policial -- do Estado, que foi para a Delegacia de Salto de Pirapora.
Isso, sem contar medidas de interesse de todo o Estado, como a Operação Impacto “Divisas Integradas II”, que visa combater a atuação de organizações criminosas nas fronteiras do Estado, em parceria com as autoridades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Por meio de ações planejadas e integradas, a operação tem obtido excelentes resultados contra o tráfico de drogas e de armas, além de inibir roubos, furtos e casos de violência contra a mulher, entre outros delitos.
Agradecida pelas medidas adotadas até agora visando a melhoria da segurança pública, a sociedade sorocabana aguarda, ansiosa, pelos próximos passos que podem, finalmente, proporcionar a qualidade de vida que todos merecem.