Bons ventos para a educação

Os estudantes da região vão receber novos cursos públicos de ponta e estarão capacitados a enfrentar melhor o mercado

Por Cruzeiro do Sul

Primeira turma deve começar no segundo semestre do ano que vem

A população de Sorocaba recebeu, esta semana, duas boas notícias na área de educação. A primeira veio da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec Sorocaba), que pertence ao Centro Paula Souza. A segunda veio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Nos dois casos, os estudantes da região vão receber novos cursos públicos de ponta e estarão capacitados a enfrentar melhor o mercado de trabalho.

No caso da Fatec, a novidade é a implementação de um curso superior gratuito para manutenção de aeronaves. Sorocaba será pioneira nesse tipo de curso que será oferecido no polo que a faculdade tem na zona norte da cidade. Foram anos de trabalho e de negociação política para que essa oportunidade fosse ofertada para os universitários de Sorocaba e da região.

Para o vereador Ítalo Moreira, um dos que lutaram pela instalação do curso na cidade, Sorocaba abriga o segundo maior aeroporto do mundo em manutenção de aeronaves executivas, apesar disso não dispunha de um curso superior de manutenção de aeronaves. Agora, essa lacuna será preenchida, garantindo um novo campo de trabalho para centenas de jovens.

A primeira turma do curso de manutenção de aeronaves da Fatec deve começar no segundo semestre de 2024. Em três anos de aulas práticas e teóricas, já estaremos capacitados em fornecer a mão de obra tão necessária e escassa aqui na região.

Sorocaba vai contar também, nos próximos anos, com o aumento de cursos oferecidos pelo campus local do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A área que vai abrigar essa unidade foi doada pela Prefeitura de Sorocaba. O terreno, de 44 mil metros quadrados, vai possibilitar uma maior oferta de cursos gratuitos de formação tecnológica, preparando a juventude da região para as novas profissões que surgem a cada dia. Pelo projeto, as obras já devem começar no ano que vem.

Segundo o diretor-geral do IFSP Campus Sorocaba, Denilson Mirim, “com esse importante investimento, almejamos sair das duas unidades distribuídas pela cidade e se instalar em um único prédio, que igualmente será próprio. O aporte de cerca de R$ 20 milhões aumentará o número de vagas já disponíveis em 50%”.

O Brasil precisa investir cada vez mais em educação. Só preparando adequadamente nossos estudantes é que teremos a garantia de um futuro melhor para as novas gerações. Esses dois projetos ajudarão, e muito, nesse objetivo. Eles oferecem cursos modernos, gratuitos e universais, basta querer aproveitar bem essa oportunidade.