Câmara de Sorocaba discute arte urbana do grafite

Proposta busca promover o uso social desses espaços, incentivando práticas de arte urbana como impulsionadoras desse processo

Por Cruzeiro do Sul

A criação da política municipal de promoção da arte urbana do grafite foi aprovada ontem (1º) pela Câmara de Sorocaba, em primeira discussão. O projeto de lei, de autoria do vereador Ítalo Moreira (PSC), tem como objetivo principal garantir o bem-estar estético e ambiental da população, valorizando, preservando e recuperando o espaço público urbano. Além disso, a proposta busca promover o uso social desses espaços, incentivando práticas de arte urbana como impulsionadoras desse processo. Uma das metas do projeto é reconhecer o grafite como uma forma de expressão artística e cultural, conscientizando sobre os danos causados à coletividade pelas pichações. No âmbito do Poder Executivo, serão adotadas medidas como campanhas educativas de conscientização, promoção de campanhas de incentivo, reconhecimento e valorização do grafite. Para isso, poderão ser realizados concursos públicos, estabelecidas parcerias com órgãos públicos de outras esferas ou com a iniciativa privada, entre outras iniciativas.

Maior processo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou no último domingo (28) o maior processo seletivo já feito pela instituição em número de vagas, cursos e extensão territorial. Foram oferecidas 25.350 vagas, destinadas a 419 polos, de 366 municípios (capital, interior e litoral), para três eixos básicos de ingresso. O vestibular também registrou o maior número de inscritos da história da Univesp: foram 219 mil intenções e 99.631 inscrições efetivadas. Do total de inscritos, 80% têm mais de 25 anos e 62% são mulheres. O perfil dos candidatos foi traçado segundo questionário respondido no ato da inscrição.

Sugestões on-line...

A Prefeitura de Sorocaba iniciou ontem (1º) o prazo para recebimento on-line de sugestões da população, as quais podem ser incluídas no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024. Todo munícipe pode participar, até a meia-noite do dia 1º de julho, apontando o que pretende que seja melhorado no seu bairro ou, em geral, na cidade. Conforme determina a Constituição, o projeto da LOA 2024 de Sorocaba terá como base as metas, ações e programas definidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024 e os parâmetros estabelecidos pelo Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2022-2025.

...para a LOA 2024

Para colaborar, é necessário preencher o formulário que está disponível no portal www.sorocaba.sp.gov.br. Basta clicar no banner na página inicial ou acessar pelo QR Code. Também é possível ter acesso diretamente pelo link: tinyurl.com/LOA2024. No formulário de participação, o cidadão deve digitar seu nome, telefone, e-mail, região e bairro onde mora. Na sequência, terá a opção de manifestar suas propostas nas áreas de trânsito, transporte, sistema viário e política urbana, segurança urbana, saúde, zeladoria dos espaços públicos e modernização e inovação tecnológica.

Wi-fi grátis

Mais de 2.300 acessos à internet wi-fi gratuita foram feitos nos cinco pontos disponibilizados pela Prefeitura de Votorantim. A tecnologia foi implantada neste ano nas praças Lecy de Campos, Senador José Ermírio de Moraes e dos Expedicionários, no CEU das Artes do Jardim Cristal e na avenida Pedro Augusto Rangel. Somente em abril, 1.048 acessos foram computados nos pontos de wi-fi públicos. Entre os dias 1º e 24 de maio, o número chega a 729. A quantidade de cadastros para o usuário ter acesso à rede wi-fi gratuita chegou a 2.334. A maior parte é formada por pessoas entre 18 e 25 anos de idade.