Chuvas dos últimos dias abrem buracos nas ruas de Sorocaba
Além da possibilidade de acidentes, motoristas reclamam das avarias nos veículos causadas pelas ‘crateras’
Depois das chuvas que atingiram Sorocaba nos últimos dias, os problemas que ficam vão além das enchentes enfrentadas pelos munícipes que lidam agora, também, com os buracos formados nas vias pelo excesso de água. Além da possibilidade de maior incidência de acidentes de trânsito, há, também, os transtornos financeiros causados a quem teve o veículo danificado por essas deformações nas ruas da cidade.
Os problemas geralmente vão de avarias no sistema de amortecedores dos veículos a rodas empenadas. O cirurgião dentista Fernando Gouveia sabe bem dos males que esse problema causa no bolso, pois já precisou consertar as rodas quebradas do seu carro por causa dos buracos nas ruas da cidade, além de problemas com pneus furados. “Está tudo muito caro, qualquer coisa que sai do orçamento hoje em dia acaba gerando um desconforto muito grande para nós”, desabafou.
Recentemente, o enfermeiro aposentado Luiz Carlos de Meira também passou pelo mesmo problema quando transitava pela avenida Dom Aguirre. Ele teve os amortecedores de seu veículo danificados quando passou por buracos na via. O aposentado também já quebrou as rodas da sua motocicleta quando trafegava pela avenida Ipanema, depois de um longo período de chuvas. “Infelizmente, acabamos nos deparando com vários buracos e ficamos no prejuízo, pois não temos a quem recorrer. Temos que ficar muito atentos com os buracos ao transitar pelas ruas de Sorocaba, pois se tornam armadilhas, tanto para motoristas quanto para motociclistas”, observou Luiz.
O mecânico Manuel Vasques alerta para os danos que podem ser causados ao sistema de amortecedores com a frequente exposição dos veículos aos buracos das vias públicas, em curto ou longo prazo. “O buraco transfere para o sistema uma ressonância, uma vibração que se não for absorvida, vai gerar o rompimento dos componentes. O sistema terá problemas de vedações de amortecedores, de buchas, de terminais e assim sucessivamente. Então o buraco sempre vai gerar pontos de rompimento, desgastes e mudanças na geometria da estrutura nesse contato do conjunto com o solo”, explicou Manuel Vasques.
A reportagem constatou muitos buracos em trechos das principais ruas e avenidas de Sorocaba, como na avenida Dom Aguirre, no trecho que passa pelo Jardim Faculdade. Também observou obras de reparação em pontos de vias muito utilizadas por motoristas no Alto da Boa Vista, na Vila Barcelona e no Santa Rosália.
Questionada, a Prefeitura informou que vem realizando uma operação tapa-buracos que visa a manutenção das vias da cidade, com o objetivo de reparar os trechos danificados pelas fortes chuvas dos últimos dias e que o trabalho de aplicação de massa asfáltica a quente e compactação, realizado de segunda-feira a sábado, já atendeu a dezenas de bairros. (Cezar Ribeiro - programa de estágio)