Congresso Internacional de Educação termina nesta quarta-feira (5)

Secretária da Educação diz que o evento é uma oportunidade para os educadores aprimorarem o trabalho

Por Vanessa Ferranti

Trabalhos de ontem foram abertos pelo professor José Pacheco. Palestras prosseguem hoje em dois horários

 

O 9º Congresso de Educação e o 1º Congresso Internacional de Educação, que acontece no auditório municipal Francisco Beranger, em Votorantim, termina nesta quarta-feira (5). Os trabalhos começaram nesta terça-feira (4). Neste ano, o tema do encontro é “Os diálogos com o currículo à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” e conta com palestras de educadores renomados direcionadas aos profissionais do sistema municipal de ensino. O evento é gratuito, mas as inscrições já estão encerradas.

A programação foi aberta em uma cerimônia oficial com a apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) da Polícia Militar e com espetáculos de dança. Estiveram presentes na solenidade a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), a secretária da Educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, e o secretário de Governo, Joel Anunciato da Silveira Júnior. Também participaram Laelso Rodrigues, diretor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) -- mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico -- além de secretários de Educação de outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

“A nossa rede é bastante comprometida, são pessoas que estão o tempo todo buscando conhecimento e quando podemos promover um evento como esse, que tem uma programação excelente, com assuntos extremamente importantes para a nossa rede, é realmente muito gratificante”, destacou a prefeita Fabíola.

A rodada de palestras teve início por volta das 9h30, com o professor José Pacheco, mestre em ciências da educação pela Universidade do Porto, em Portugal, e fundador da escola da Ponte, também em Portugal, uma referência mundial em inovação. Com a temática “BNCC -- Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, Pacheco usou uma abordagem diferente da convencional usada em palestras. Dessa forma, o professor dialogou e trocou experiências com o público a partir das dúvidas dos participantes.

“Eu devo ser o único palestrante que, quando entra no palco, respeita o que os outros querem e não impõe aquilo que quer. Então, eu pergunto: o que querem saber? E a partir daí, dado um tema geral, que é a Base Nacional Curricular, eu falo com as pessoas sobre o que elas perguntam”, diz Pacheco.

“Quando a pessoa pergunta, me obriga a um exercício de reflexão enquanto fazem a pergunta e depois eu não dou respostas, eu escuto, eu dialogo, e se achar que posso ser útil, então a convido para alguma coisa, é esse o processo”, explica Pacheco.

O evento continuou no período da tarde com palestra da professora Rosaura Soligo, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falou sobre “Alfabetização Social: o que a ciência tem a ver com isso?”.

Nesta quarta-feira (5), o professor Paulo Fochi sobe ao palco às 9h para abordar o tema “A escuta das crianças”. Às 13h, o congresso será encerrado com palestra da professora Doani Bertan, que irá abordar “A necessidade de fazermos uma educação para todos”.

A secretária da Educação de Votorantim, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, enalteceu a oportunidade de aperfeiçoar a aplicação dos métodos pedagógicos na cidade. “Estamos trazendo esses diálogos para que os professores possam se apropriar e ter essa conversa com esses educadores, a fim de aprimorar seu trabalho em sala de aula, que é o objetivo principal da educação”, diz. (Vanessa Ferranti)