Defesa Civil prevê 80 mm de chuva até este sábado (13) na região

Passagem de uma frente fria faz Estado ficar em alerta

Por Cruzeiro do Sul

Há condições para temporais, seguidos por raios e rajadas de vento

A Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê 80 milímetros (mm) de chuva até amanhã (13) para a região de Sorocaba, Campinas e Baixada Santista. Segundo o órgão, a passagem de uma frente fria criou condições de pancadas com intensidade moderada a forte em todo o Estado. Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.

Na Região Metropolitana da Capital, os acumulados devem registrar 90 mm. A chuva deve ser ainda mais intensa nas regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, com acumulados de 100 milímetros.

Para as regiões de Bauru e Araraquara, os acumulados de chuva devem chegar a 70 mm e para as regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília, os acumulados devem ser de até 60 mm.

Devido a intensidade de chuva em um curto espaço de tempo, a Defesa Civil destaca a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.

A recomendação para os moradores dessas regiões é evitar áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Em caso de queda de fios da rede elétrica na via não sair do veículo e não se aproximar do local. Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30 cm levar um automóvel.

Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto. Para quem reside em áreas de encosta, observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Mais informações sobre as condições climáticas do Estado de São Paulo e possíveis alertas podem ser consultados nos canais oficiais da Defesa Civil por meio do Instagram @defesacivilsp. (Da Redação)