Encontro em Ibiúna discute desenvolvimento econômico na região
Empresários e lideranças regionais debateram ações efetivas para a região com o secretário estadual Jorge Lima
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, apresentou ontem (12), em Ibiúna, as diretrizes do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o desenvolvimento regional, durante evento realizado em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) na sede da Cooperativa Agropecuária de Ibiúna (Caisp).
“Aqui em Ibiúna temos um turismo forte, além da produção de hortaliças e frutas, mas há potencial para mais. Que tipo de indústria podemos trazer para fortalecer essas vocações? É isso que vamos debater na coalizão com o empresariado para incentivarmos o desenvolvimento da região e gerar emprego e renda”, disse Jorge Lima.
Durante o encontro, o secretário apresentou também programas disponíveis para qualificação de mão de obra, linhas de crédito para o empreendedorismo, propostas e ações para movimentar a economia local. O próximo passo será o de se reunir com as principais empresas que movimentam a cadeia produtiva da região para a adoção de medidas de curto, médio e longo prazo.
Jorge Lima explicou que o Governo de São Paulo trabalha a partir de três grandes pilares: a reindustrialização, a transição energética e o desenvolvimento regional. “Para estimular o pilar de desenvolvimento regional vou visitar as 645 cidades do Estado. Com Ibiúna já visitamos 157 municípios este ano. Nosso projeto é de Estado e não de governo, por isso estamos fazendo um planejamento estratégico de dez anos”, disse. O secretário ressaltou a importância da capacitação profissional. “Quanto mais a gente reter a mão de obra nas cidades melhor para o desenvolvimento regional”, observou.
Coalizão empresarial
O encontro em Ibiúna contou com cerca de 60 participantes. O diretor do Senai Alumínio, Adriano Secco, apresentou a Jornada da Transformação Digital, iniciativa conjunta do Ciesp/Fiesp/Senai/Sebrae que oferece consultoria e treinamentos gratuitos para modernizar as micro, pequenas e médias indústrias paulistas.
O prefeito de Ibiúna, Paulo Sasaki, destacou a necessidade da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao, que liga o município a São Paulo. “A retomada dessa obra é muito importante para o escoamento da produção da nossa cidade. Além disso, a obra parada representa um perigo para as pessoas que utilizam essa rodovia”, disse o prefeito ao pedir ao secretário para intervir junto ao governador.
O diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, explicou que o encontro faz parte do Plano de Desenvolvimento Regional do Ciesp Sorocaba. “Nossa Regional engloba 48 municípios de toda região e Ibiúna faz parte da nossa área de abrangência. Além de apresentar a Jornada de Transformação Digital e a Trilha de Segurança e Medicina do Trabalho do Sesi para os empresários da região, esse projeto conta com a parceria do secretário Jorge Lima que está formando uma coalizão empresarial para fomentar o crescimento da região e oferecer maior sinergia à cadeia produtiva”, destacou Syllos. (Da Redação)