Escolas municipais vão receber recursos do Fundo Rotativo em 2024
Clayton Lustosa deixou o trabalho à frente da Secretaria da Cidadania e assumiu a pasta da Educação no início deste mês
Para o novo Secretário da Educação de Sorocaba, Clayton Lustosa, tão ou mais importante quanto a estrutura das escolas é a prioridade dada à questão pedagógica e à efetividade do ensino oferecido aos alunos.
“Essa é uma grande responsabilidade; criança é a nossa prioridade”, garante. Lustosa esteve à frente da Secretaria da Cidadania desde o início da gestão do prefeito Rodrigo Manga. “Para você ter uma ideia, eram 300 servidores, agora são cerca de sete mil”, comenta.
Numa avaliação rápida, ele diz que, desde 2021, foram feitas revitalizações em mais de 60 escolas, com graus de complexidade diferentes. O número de próprios públicos exige um planejamento para a realização de manutenções.
Por isso que até as empresas prestadoras de serviços desse tipo passaram a ter, em contrato, a responsabilidade de atender as escolas 24 horas por dia, em caso de emergências, como chuvas fortes. O objetivo é evitar que os alunos fiquem sem aula.
Além disso, o reforço de mais de 500 profissionais, entre professores, inspetores e diretores, chamados por meio de concurso público é considerado fundamental para melhorar o desempenho educacional dos estudantes.
Para as escolas municipais a boa notícia anunciada pelo secretário é a liberação do Fundo Rotativo em 2024, para todas as unidades. Com isso, as Associações de Pais e Mestres (APMs) poderão, com a ajuda do gestor de cada escola, decidir como será usado o dinheiro, seja em manutenção ou projetos pedagógicos.
Além disso, ele garante que em 2024 todos os estudantes irão receber os kits escolares, com material e uniforme. “Nunca teve, e com a nossa gestão passamos a oferecer os uniformes; vamos continuar, diz. Outro ponto positivo, segundo o secretário, é o investimento em tecnologia.
“O mundo mudou e precisamos nos adaptar e as nossas escolas precisam seguir essa linha. Temos trabalhado muito essa questão”, diz. De acordo com os dados da Secretaria, foram entregues 11 mil equipamentos; entre os quais 5 mil tablets e Chromebooks e 1.188 lousas digitais, em 2023.
Contudo, também há necessidade de capacitar os educadores, por isso, têm sido realizados treinamentos para a formação técnica dos profissionais que estão no dia a dia com os cerca de 64 mil alunos da rede municipal de ensino.
Zerar a fila
O secretário reconhece que um dos grandes desafios da pasta é atender a alta demanda por vagas em creches. “Em 2023, entregamos duas.
Em 2024, até março, serão mais quatro. Nosso objetivo é alcançar 17 e com isso zerar a fila de espera”, explica. Ainda segundo ele, as obras são custeadas com recursos próprios e também do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O planejamento é destacado como o ponto alto da gestão do prefeito Rodrigo Manga, pois todas as metas estabelecidas no plano de governo estão sendo cumpridas. “Temos grande potencial para avançar e oferecer ensino médio e técnico, mas primeiro precisamos suprir a demanda das creches”, alega.
Segurança 24 horas
A redução de casos de vandalismo e furtos nas unidades foi de 98%, segundo o secretário. Isso estaria relacionado ao contrato firmado, neste ano, para garantir a presença de vigias 24 horas nas unidades. “Se você vai fazer algo, tem que ser o certo”, afirma ao dizer que não faria sentido deixar as unidades sem segurança em algum momento e com isso facilitar furtos de objetos e fiação.
Sem medo do contato com as pessoas, Lustosa diz que está sempre conversando com a população e orienta a equipe a informá-lo sobre tudo o que ocorre, para evitar surpresas.
“Eu acompanho tudo, interajo, mando fiscalizar. Além disso, entro nas redes sociais e respondo, dessa forma antecipamos um problema maior com a ajuda das pessoas. Isso é gestão participativa”, afirma.
Esses foram alguns assuntos da entrevista com o novo Secretário de Educação, Clayton Lustosa, gravada no estúdio do Jornal Cruzeiro do Sul. Para assistir ao material completo, direcione a câmera do celular para o QR Code ou copie o link. (Denise Rocha)