Estação do Jardim Saira registra 81 milímetros de chuva em 24 horas

Principais avenidas de Sorocaba ficaram alagadas. Houve queda de árvores e muitos transtornos no trânsito

Por Wilma Antunes

Trechos "famosos" pelos alagamentos, como a 15 de Agosto. Pistas voltaram a ficar debaixo d’ água

Moradores e motoristas de Sorocaba enfrentaram transtornos por causa das chuvas intensas que caíram na região ontem (18). Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a estação do Jardim Saira registrou cerca de 81 milímetros de chuva em 24 horas. Pela manhã, houve alagamentos e quedas de árvores em vários pontos da cidade. À tarde, o problema se repetiu nas principais avenidas que cortam o município como Afonso Vergueiro, Itavuvu, Ipanema, Dom Aguirre e 15 de Agosto. A água invadiu as pistas e prejudicou o fluxo de veículos nessas áreas.

De acordo com a Defesa Civil, houve alagamentos na Praça da Bandeira, no Centro, e na rua Karim Jammal, no Jardim Vera Cruz. O rio Sorocaba transbordou e alagou as pistas da avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, segundo a Prefeitura. Leitores do Jornal Cruzeiro do Sul enviaram imagens da avenida Itavuvu, na zona norte, totalmente alagada, com trânsito complicado.

A Defesa Civil removeu uma árvore que caiu na Renato Sêneca de Sá Fleury, no Jardim São Carlos, e na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, altura do número 269.

Na estrada Ferroviário João de Oliveira, popularmente conhecida como estrada Ipanema das Pedras, um poste caiu e interditou parte do local.

“A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e demais secretarias e autarquias, que integram a Operação Plano Verão, estão mobilizadas 24 horas por dia, para atender às ocorrências das chuvas na cidade de Sorocaba. O telefone para situações que demandem urgência, é o 199”, destacou a Administração Municipal.

Na região

A rodovia Mário Covas (BR-101) foi interditada na altura do quilômetro 5, em Mairinque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), por causa de deslizamento de terra e queda de árvores. A Prefeitura enviou equipes para amenizar os danos da tempestade e as vias foram liberadas no final da tarde.

Um caminhão tombou no canteiro central da rodovia Miguel Afonso Ferreira de Castilho (SP-103/79), em Votorantim, por causa da pista molhada. O motorista estava sozinho e não se feriu. O veículo não levava carga e foi retirado pelo guincho. Já local não foi sinalizado não precisou ser interditado. (Wilma Antunes)