Executivos da CBA explicam como funcionam as operações da Companhia
O tema da visita foi a gestão dos reservatórios da região, que são essenciais para o armazenamento de água
A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) recebeu nesta segunda-feira (23) a visita de Leandro de Faria e Alexsandro Alves Martins, gerentes de geração e de operação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), respectivamente. Eles foram recepcionados pelo diretor da FUA, Laelso Rodrigues, e pelo gestor Pedro Gimenes.
O tema da visita foi a gestão dos reservatórios da região, que são essenciais para o armazenamento de água, a regulação do fluxo dos rios e o controle de enchentes. Outro assunto pertinente foi a segurança das barragens, que segue normas rigorososas.
“Mesmo com as fortes chuvas do ano passado, conseguimos evitar que a água transbordasse da represa. Isso foi fruto de várias parcerias, especialmente com o Comitê de Bacias Hidrográficas, que reúne especialistas da região, técnicos e autoridades. Eles foram responsáveis por definir e aprovar a regra de operação da represa”, disse Faria.
Um dos assuntos abordados foi o simulado de segurança da barragem em Votorantim, que está previsto para o dia 7 de novembro. Esse exercício tem como finalidade educar a população sobre as medidas de segurança e atender aos requisitos legais. O simulado é voluntário e visa aprimorar a preparação da comunidade para situações de risco, lembrando que a barragem continua segura. (Wilma Antunes)