Falta de iluminação incomoda moradores no Jardim Guarujá
Com isso, ao sair das residências, diversas pessoas precisam enfrentar o medo, à noite, devido à escuridão
Moradores do Jardim Guarujá, na zona oeste de Sorocaba, sofrem com a falta de iluminação na rua Comendador Vicente Amaral. O problema no local é antigo e eles pedem providências à Prefeitura há seis anos. Na via há apenas os postes de energia, mas as lâmpadas não foram instaladas, na pista sentindo Centro. Com isso, ao sair das residências, diversas pessoas precisam enfrentar o medo, à noite, devido à escuridão. O que assusta é que têm criminosos se aproveitando da situação para furtar os pedestres.
Em um dos empreendimentos, o Ecopark, vivem em torno de 860 famílias e há relatos de moradores do local que tiveram o carro ou objetos que estavam dentro dos veículos furtados nos últimos meses, dois deles na semana passada. A vigilante Selma dos Santos Pessoa, de 55 anos, foi uma das vítimas. Ela contou que seu veículo estava estacionado na frente do condomínio, quando uma pessoa arrombou o carro e pegou diversos pertences, mas não conseguiu levar o veículo. “A ação dos bandidos ocorre com frequência e de forma rápida na região. Um moço tinha acabado de colocar o carro aqui na frente, só entrou para pegar alguns documentos, porque já ia sair, quando ele saiu, o Uno dele não estava mais aqui. Não estamos tendo segurança nenhuma devido a escuridão. Os órgãos públicos prometem e não fazem nada”, reclamou Selma.
Natali Lemos também passou por momentos de medo na região. A empresária, de 35 anos, voltava do trabalho, à noite, pela Comendador Vicente Amaral, quando foi abordada por um homem em um carro. Por sorte, conseguiu pedir socorro. “Um casal vizinho que estava lavando a frente da casa me deu esse apoio até que esse carro saísse da avenida e eu conseguisse retornar para o condomínio”, relatou. De acordo com a população, furtos de fiação elétrica também acontecem no bairro.
Os munícipes estão preocupados, ainda, com a falta de segurança no trânsito. Sem iluminação, os motoristas não conseguem enxergar as lombadas e nem os pedestres que atravessam a rua. A pista também têm sido palco de perigosas disputas de velocidade. “Está virando uma pista de racha aqui de madrugada, tanto de carro como de moto”, relatou Natali.
O engenheiro Natanael Rodrigo Gomes, de 38 anos, contou que já entrou em contato diversas vezes com a Prefeitura e também conversou com uma deputada estadual, já que a administração pública teria recebido uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil destinada, exclusivamente, para a iluminação da rua. Porém, o problema não foi resolvido. Disse, ainda, que solicitou a lombada à Urbes - Trânsito e Transportes e aguarda o retorno. Outro problema apontado pelos moradores é sobre uma quadra de esportes, conhecida como “Areninha” que está inacabada, já que a praça pública prometida não foi feita.
O que diz a Prefeitura
O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre quando serão instaladas as lâmpadas em toda a rua Comendador Vicente Amaral e por qual motivo o trabalho ainda não foi realizado, porém, a administração pública não respondeu aos questionamentos. Já sobre a praça Marco Antônio Del Cístia, a Prefeitura informou que está dando continuidade às obras no local.
Segundo o Executivo, os trabalhos foram iniciados em agosto de 2022, com recursos de medida mitigadora e mais emenda parlamentar da deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), porém as fortes chuvas que atingiram toda a cidade fizeram com que os serviços tivessem que ser interrompidos, mas já foi retomando. Informou, ainda, que a área, localizada na rua Comendador Vicente do Amaral, já conta com brinquedos instalados e está sendo implantada uma academia ao ar livre, além de calçamento, campo de futebol, bancos, iluminação pública com tecnologia de LED e faixas de pedestres. (Vanessa Ferranti)