Governador de São Paulo, Tarcísio, vem a Sorocaba no dia 15

Ele participará do anúncio oficial de implantação do Parque Aquático, na região de Brigadeiro Tobias

Por Cruzeiro do Sul

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve cumprir agenda em Sorocaba no dia 15 de maio. Um dos compromissos será um encontro com empreendedores e prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Na ocasião, junto aos investidores, Tarcísio participará do anúncio oficial de implantação do Parque Aquático, na região de Brigadeiro Tobias, e que promete ter o maior tobogã do mundo, que partirá de uma estrutura equivalente a altura de um prédio de 20 andares, praia artificial e até um resort, entre outros atrativos. O empreendimento turístico deverá estar pronto no final de 2024. O Cruzeiro do Sul noticiou na edição do dia 12 de abril, que a Prefeitura confirmava o empreendimento privado na cidade. A vinda do governador a Sorocaba foi definida na quarta-feira, durante visita do prefeito de Sorocaba e presidente da RMS, Rodrigo Manga, e da primeira-dama da cidade, Sirlange Frate Maganhato, no Palácio dos Bandeirantes.

Povos Indígenas

Quarta-feira, 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que, atualmente, a rede estadual paulista conta com 40 escolas indígenas, com mais de 1,5 mil alunos matriculados, oferecendo educação bilíngue que respeita a língua materna da comunidade como primeiro idioma e a língua portuguesa como segundo. O artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação define que o ensino fundamental regular deve ser ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

Hipertensão e...

Uma pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo apurou que 53% dos entrevistados não sabiam identificar “os números” da pressão arterial elevada. Entre os que erraram, 34,1% disseram “16 por 9” e 18,9% “15 por 9”. A pesquisa, que acaba de ser tabulada, foi realizada com 2.236 pessoas nas cidades de Sorocaba, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Osasco, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e na capital.

...seu diagóstico

“O desconhecimento pode levar, mesmo aquele indivíduo que realiza a medição com frequência, a acreditar que está tudo bem e que não é hora de procurar ajuda médica mesmo com a pressão em alerta vermelho”, disse o coordenador da pesquisa Luciano Drager. Segundo o levantamento, apenas 36% apontaram a hipertensão como fator de aumento do risco de problemas cardíacos quando, na verdade, a doença anda de mãos dadas com as enfermidades cardiovasculares.

Atendimento a imigrante...

Atualmente, Sorocaba tem uma grande concentração de imigrantes vindos de diversos países, como Haiti, Venezuela, Japão, Paquistão, entre outros. Para aprimorar o acolhimento e a garantia de direitos a essas pessoas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, com sua Coordenadoria de Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, fará uma parceria com a Organização Internacional para as Migrações, que integra o Sistema das Nações Unidas.

...terá capacitação

A primeira ação dessa parceria será a capacitação dos servidores que atendem o público de imigrantes nos equipamentos municipais, em especial nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social e do Centro de Referência Especial em Assistência Social, que constituem as portas de entrada para o acolhimento de imigrantes.