Inmet emite alerta de tempestade na virada de mês
Segundo o órgão federal, o acumulado de chuva ficará entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo
Um sistema de baixa pressão atmosférico vai dar origem a uma nova frente fria em alto mar, entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, a partir da noite de hoje (31). No primeiro dia de fevereiro o sistema avança mais para alto mar em direção à costa do Sudeste, aumentando a umidade no Estado de São Paulo. Ontem (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para a cidade de Sorocaba, que se estende até sexta-feira (2).
Segundo o órgão federal, o acumulado de chuva ficará entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Há, ainda, baixo risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamento.
O último dia de janeiro ainda começa ensolarado no Estado de São Paulo, mas, a nebulosidade volta a aumentar já no começo da tarde em algumas regiões. O Climatempo alerta para a possibilidade de transtornos em decorrência da chuva forte. O risco de temporal aumenta no extremo sul paulista, devido à posição da frente fria. Cidades como Itapeva, Votorantim e São Roque e áreas do Vale do Ribeira devem ficar em alerta porque os ventos podem pontualmente atingir valores em torno de 90 km/h, ocasionando transtornos.
O mês de fevereiro começa com tempo mais instável e chuva a qualquer hora. O risco de temporal é alto e a sensação é de abafamento, ainda com temperaturas que podem alcançar 27°C. Na sexta (2), a instabilidade persiste, mas agora, devido à entrada constante de umidade. (Da Redação)