Inmet prevê que esta quinta (24) será o dia mais quente do ano

Máxima deve chegar aos 35ºC. No fim de semana, tempo deve virar, diz a meteorologia

Por Virginia Kleinhappel Valio

Inmet ainda emitiu outro alerta ontem, sobre a baixa umidade do ar

 

A onda de calor que se espalhou pelo Brasil continua elevando as temperaturas em todo o Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para Sorocaba e outras cidades da Região Metropolitana, como Votorantim, Itu, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, indicando temperatura de 5ºC acima da média até as 18h de hoje (24).

Assim, segundo o Inmet, há probabilidade dos termômetros apontarem uma máxima de 35ºC nesta quinta-feira, que representaria o dia mais quente do ano. A maior temperatura de 2023, até o momento, foi registrada em 26 de janeiro, com 33,6ºC.

O Instituto ainda emitiu outro alerta ontem (23), de baixa umidade do ar -- variando entre 30% e 20% -- que se estende até 23h de amanhã (25). O ar seco pode causar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

O meteorologista Franco Nadal Villela, do Inmet, explicou que a sensação térmica é utilizada somente para temperaturas baixas associadas ao vento. No calor, é usado o chamado “índice de calor”, que cruza temperatura com umidades elevadas: “O calor úmido é mais perigoso ao ser humano do que o calor seco. Como as umidades estão baixas, a temperatura e o índice de calor se equivalem no momento”.

Em casos de calor extremo, a Defesa Civil Estadual orienta que as pessoas prestem atenção nos idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente e que procurem não passar muitas horas sem se alimentar, mesmo se não sentir fome, mantendo uma dieta saudável com frutas, verduras e alimentos leves. A orientação é para que as pessoas se hidratem, optem por ambientes arejados e evitem aglomerações.

Nos horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol, das 11h às 17h, é indicado evitar a prática de exercícios físicos, bem como a exposição excessiva ao sol, pois pode causar mal-estar e insolação.

Fim de semana

As pessoas que não gostam do calor podem comemorar, pois para a noite de amanhã (25) está prevista uma “virada” do tempo, com a chegada de uma frente fria à região, devido ao vento frio vindo do sul. Muitas nuvens devem se formar no céu e a temperatura diminui. Os termômetros devem oscilar entre 17ºC e 26ºC e o dia será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.

A queda mais acentuada da temperatura deverá ser percebida ao longo do fim de semana, quando os ventos de uma nova massa de ar polar chegarão com mais força a São Paulo. No sábado (26), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A mínima será de 15ºC e máxima de 19ºC. No domingo (26), o tempo ficará nublado e chuvoso durante todo o dia, com temperatura entre 14ºC e 17ºC. (Virginia Kleinhappel Valio)