Márcio Carrara pede para reassumir a Secretaria Municipal da Educação
Ele foi afastado de suas funções em 23 de maio, por determinação judicial decorrente de uma ação civil pública
O ex-secretário de Educação, Márcio Bortolli Carrara, protocolou um pedido na Justiça, na sexta-feira (25), buscando sua recondução ao cargo na Prefeitura de Sorocaba. Ele foi afastado de suas funções em 23 de maio, por determinação judicial decorrente de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público que também resultou no bloqueio de seus bens.
A ação alega irregularidades, como suposto superfaturamento e direcionamento na licitação dos kits “Maluquinhos por Robótica”, realizada pela Prefeitura com um montante superior a R$ 26 milhões. A defesa de Carrara sustenta que o período de 90 dias de afastamento, estipulado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), chegou ao fim em 21 de agosto, e argumenta que não existem razões para manter a medida.
Em relação ao bloqueio de bens, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) interpôs um recurso contra a decisão que determinou o congelamento dos ativos, abrangendo tanto ele quanto Carrara e a empresa Carthago Editorial, responsável pela comercialização dos kits. Esse bloqueio está restrito ao valor equivalente ao suposto prejuízo aos cofres públicos,
No documento, Manga contesta que a decisão prévia não vinculou suas ações à ameaça mencionada e aponta a falta de indícios de transações suspeitas. Ele ressalta que a decisão anterior também considerou o risco de continuação das licitações, o que ele julga inadequado. Neste momento, o caso está em fase de análise, aguardando a emissão de um voto ou decisão por parte do tribunal. (Wilma Antunes)