Presente de aniversário
A região central precisa, urgentemente, de uma reforma ampla que traga de volta os moradores do município
Boas notícias estão soprando em direção ao centro de Sorocaba. Nas últimas semanas, uma série de entidades civis e cidadãos tem se reunido para lutar pela revitalização dessa área tão importante para o município. Capitaneados pela Associação Comercial, os integrantes desse grupo lutam para devolver ao Centro o glamour e o respeito que ele tanto merece.
A região central precisa, urgentemente, de uma reforma ampla que traga de volta os moradores do município, que seja uma boa opção de compra de produtos e serviços e que tenha a capacidade de atrair turistas de fora, interessados em conhecer um pouco mais da nossa história.
O banho de loja que o Centro demanda vai além de uma maquiagem nas fachadas, da troca de iluminação e de uns meros reparos nas ruas e calçadas. É necessário um projeto integrado que produza não só a sensação de segurança, mas também que reúna condições para chamar de volta quem perdeu o hábito de se deslocar pelas mais belas ruas da cidade.
Quem não desejaria participar de um tour que começasse pela praça Frei Baraúna e parasse no Mosteiro de São Bento. Em seguida um desfile pela rua São Bento e pela XV de Novembro, com uma paradinha na praça Coronel Fernando Prestes, com seu centenário Gabinete de Leitura, e a Catedral. Depois disso, a poucas quadras dali, um momento para recarregar as energias no Mercado Municipal. Corpo descansado e é hora de uma boa caminhada pelos bulevares Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco. O tour se encerraria na Praça do Canhão.
Várias cidades no mundo vendem um percurso igualzinho a este como grande atração turística. Os recursos financeiros entram aos borbotões e ajudam a impulsionar o comércio e a cidade como um todo. Temos tudo isso em nossas mãos. Só precisamos fazer a história acontecer.
Entre as propostas apresentadas na terceira reunião do grupo que luta pela revitalização do Centro, na segunda-feira, 17, surgiu a possibilidade de se investir na revitalização da Braguinha e da Barão. Uma das sugestões é criar uma estrutura aérea que, acompanhada de estética correspondente no piso, formaria um caminho sinuoso para proporcionar mais vida e colorido ao Centro. Segundo o arquiteto Alan Nunes, a ideia foi inspirada em estruturas semelhantes, de diferentes estilos, instaladas em cidades do México, da Bélgica e até da Austrália. Nas falas dele é preciso dar “vivacidade à selva de pedra”. “Usaremos uma paleta de cores quentes, aproveitando o vermelho e o amarelo presentes na bandeira de Sorocaba. Além de valorizar o Centro e encantar as pessoas, as estruturas vão induzir o olhar para as laterais das vias, indo ao encontro das lojas”, explicou o arquiteto durante a reunião.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte, a Prefeitura teria se comprometido a destinar R$ 5 milhões para um projeto de intervenção arquitetônica na região central.
Toda melhoria é importante para garantir qualidade de vida para quem vai frequentar o Centro. Só não podemos esquecer que outro patrimônio vital de nossa história também precisa de ajuda para voltar a funcionar em sua plenitude. Estamos falando do Mosteiro de São Bento que é um dos mais valiosos patrimônios culturais não só da cidade, mas de toda a região. Ele está enraizado na história de Sorocaba desde sua construção, pela Ordem Beneditina, em 21 de abril de 1660.
O processo de restauro se arrasta por mais de 20 anos. Muito se avançou nesse período, mas é preciso a participação de toda a sociedade para garantir que as obras terminem o quanto antes. De acordo com dom Inácio Moisés Caciagli, responsável pelo mosteiro, a reforma externa depende do incentivo da iniciativa privada. A comissão que cuida das intervenções não tem ainda um cálculo fechado do valor necessário. Dados divulgados em setembro do ano passado, apontavam a necessidade de se arrecadar cerca de R$ 900 mil para a conclusão da reforma, incluindo reparos elétricos, hidráulicos e recuperação de áreas danificadas, além da fachada do prédio.
Sorocaba, que faz aniversário daqui a 26 dias, merece, de presente, mais boas notícias para o Centro. Que os projetos e ideias possam sair do papel, beneficiando, imediatamente, todos os moradores que aqui vivem.