Rodrigo Garcia afirma que trem Sorocaba-São Paulo será implantado

Governador e candidato à reeleição disse que o trem consta em contrato e depende de estudos de demanda

Por Cruzeiro do Sul

Governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia

Em Sorocaba, o candidato à reeleição e governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), falou sobre as demandas da cidade e de seu plano de governo durante visita, na manhã desta terça-feira (30), à sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico. Garcia, que também participou ao vivo do programa Soft News, da rádio Cruzeiro FM 92,3, afirma que o trem de passageiros ligando Sorocaba à capital paulista continua previsto no contrato de concessão das linhas 8 e 9 da CPTM, cuja concorrência foi vencida pela empresa CCR Mobilidade.

O candidato disse que a concessionária deverá fazer estudos e análises sobre a viabilidade do trem Sorocaba-São Paulo, e que tal linha deverá entrar na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela concessão da linha 8.

“Nós já conseguimos incluir o trem ligando Sorocaba até São Paulo no edital de licitação do contrato com a CCR Mobilidade. A questão também já foi discutida em audiência pública e, agora, a empresa começará os estudos sobre o desejo de viagem de Sorocaba para São Paulo, e, após isso, ela proporá ao governo estadual uma parceria para a viabilidade do trem”, ressalta Garcia.

Ele disse ainda que o governo estadual terá de colocar recursos para que o trem ligando Sorocaba à capital paulista de fato saia do papel.

Já em relação a promessa de uma segunda unidade do restaurante popular Bom Prato para a cidade, Rodrigo Garcia disse que a proposta continua prevista pelo governo estadual e poderá ser viabilizada no ano que vem. Segundo ele, também deverão ser feitos estudos para a viabilidade e necessidade de uma unidade móvel para o município.

“A segunda unidade está programada para a cidade, e uma unidade móvel será avaliada. Para o futuro, é o “Cartão Bom Prato”, de R$ 300, para as famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico. Com esse cartão, as pessoas poderão comprar alimentos nos supermercados”, destaca.

Garcia disse ainda que a segunda unidade física do Bom Prato em anos anteriores não veio para Sorocaba por conta da limitação orçamentária do governo estadual.

Já sobre a entrega da passarela no km 106 da Raposo Tavares e as melhorias no acesso ao Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”, Garcia disse que as obras deverão ser finalizadas entre outubro ou novembro deste ano. E, na questão da segurança pública, ele afirma que dentre suas propostas de governo, caso seja eleito, abrirá concursos públicos para aumentar os efetivos das polícias Militar e Civil, entre outras ações para combater a criminalidade em todo o Estado. (Da Redação)