Roubos e furtos de veículos disparam no primeiro bimestre em Sorocaba
Somados, os dois tipos de crimes tiveram alta de 25%, passando de 235 para 294
No primeiro bimestre de 2023, os roubos e furtos de veículos em Sorocaba aumentaram 17% e 27%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado. Somados, os dois tipos de crimes tiveram alta de 25%, passando de 235 para 294, na confrontação entre os dois primeiros bimestres deste ano e de 2022.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, o número de roubos em janeiro foi de 32 e em fevereiro 28, totalizando 60 registros da ocorrência na cidade. Já em 2022, no primeiro mês foram 34 e no segundo 17: 51 ao todo. Quanto aos furtos, em janeiro de 2023, foram registradas 134 ocorrências dessa natureza. Já em fevereiro 100, totalizando 234 casos no município. No ano passado, os furtos totalizaram 184, na mesma comparação.
A esposa de Araides Schran é uma das vítimas que fazem parte dessa estatística. O ajudante de pedreiro, de 48 anos, conta que o carro da companheira, um Fiat Mobi, foi furtado em 22 de março, em frente ao trabalho, no Jardim Vergueiro. Por volta das 14h, quando ia embora do local, ela não encontrou o veículo. As câmeras de segurança foram verificadas e foi constatado, então, que o carro havia sido furtado por duas pessoas. A ação dos criminosos durou menos de um minuto. “Aqui em Sorocaba a gente vê vários carros sendo furtados, porque no País em que moramos as coisas são assim mesmo. A gente tinha seguro, mas sempre ficamos no prejuízo, porque pagamos um valor absurdo no carro e o seguro só paga o preço de tabela”, ressaltou Araides. No dia seguinte, algumas peças do veículo foram encontradas em uma perua Kombi em São Paulo. “Dentro do carro tinha a chave de casa e algumas coisas básicas, mas só as peças foram localizadas. Não sei se a polícia encontrou a carcaça do carro também”, disse o esposo.
Para tentar evitar essa sensação de insegurança, os sorocabanos têm procurado maneiras de se prevenir. De acordo com Luís Fernando dos Santos, proprietário de uma loja de venda e instalação de acessórios para veículos os itens mais procurados são os alarmes e bloqueadores. “O bloqueador é um dispositivo que corta a ignição do veículo. Ele tem um botão que fica escondido e na instalação o usuário escolhe o local onde irá colocar. Se você não apertar esse botão em um tempo curto, depois de dar a partida, o carro automaticamente vai parar”, explicou. Já em relação ao alarme, atualmente, muitos carros já vêm com esse equipamento, assim, as pessoas procuram a loja quando precisam fazer a manutenção do veículo.
Santos comentou que percebeu aumento de casos de roubos e furtos por meio das queixas dos clientes. “Tem um cliente que tinha um carro zero quilômetro. Ele viaja muito para São Paulo e trocou o carro por outro usado, porém, com blindagem. Ele disse que estava muito inseguro, principalmente nas vias que têm semáforos. Os roubos aumentaram drasticamente”, declarou.
A fim de diminuir os roubos e furtos de veículos, a Polícia Civil tem realizado uma série de operações contra esquemas de receptação e desmanches ilegais. Na região de Sorocaba uma ação foi realizada no dia 28 de fevereiro. Durante a Operação Box, somente na área da Seccional de Sorocaba, que engloba 18 municípios, 342 pessoas foram abordadas e 31 presas, sendo 11 em flagrante delito. A ação foi realizada em conjunto com o Detran, prefeituras municipais, Polícia Militar e guardas civis municipais. (Vanessa Ferranti)