Saae constrói muro na margem do rio Sorocaba em trecho de avenida

A estrutura tem extensão aproximada de 400 metros e altura que varia entre 50 centímetros e um metro

Por Cruzeiro do Sul

Estrutura de 400 metros de extensão por até um metro de altura é para evitar transbordamento do Sorocaba na av. Juvenal de Campos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está implantando muro de contenção na margem do rio Sorocaba, na avenida Juvenal de Campos. A iniciativa é parte do conjunto de ações desenvolvidas, ao longo de 2023, para prevenir alagamentos na região compreendida entre as pontes Dante Sola e Pinheiros.

A estrutura tem extensão aproximada de 400 metros e altura que varia entre 50 centímetros e um metro, nos pontos mais baixos da avenida. Além da obra, serão instaladas, também, válvulas do tipo “flap” nas galerias de águas pluviais existentes no local, com a função de impedir o retorno da água para a avenida. A previsão é que as intervenções, nesse ponto, sejam finalizadas ao longo do primeiro trimestre de 2024.

Desde o ano passado, outros serviços foram realizados na mesma região, com o intuito de evitar alagamentos. Exemplo é o desassoreamento do rio Sorocaba que, em parceria com o governo do estadual, estiveram concentradas nas proximidades do Clube do Idoso, no bairro de Pinheiros, e da Ponte da Radial Norte, na região do Jardim Brasilândia.

Além disso, com recursos próprios da Prefeitura e do Saae, em junho passado, foi concluída a remoção de banco de areia localizado nas proximidades da Ponte Pinheiros. Foram retirados do local cerca de 3.600 metros cúbicos de resíduos, equivalentes a 300 viagens de caminhões cheios.

Uma nova etapa de ampliação das obras de desassoreamento do rio Sorocaba foi iniciada com utilização de uma escavadeira hidráulica nas proximidades da avenida Quinze de Agosto, rua Campinas e foz do córrego do Jardim Leocádia. Cerca de 25 mil metros cúbicos de sedimentos já foram retirados nesse ponto. (Da Redação)