Salto de Pirapora qualifica profissionais para o mercado interno

O município vem recebendo um alto número de prestadores de serviço e, consequentemente, instalação de novas empresas

Por Wilma Antunes

Prefeito Matheus Marum (PSDB) disse que município está recebendo empresas prestadoras de serviço

O prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum (PSDB), de 30 anos, esteve nesta terça-feira (23) na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico. Ele foi entrevistado pelo jornalista Fernando Guimarães, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube. A live está disponível nos canais oficiais do jornal e pode ser conferida por quem não conseguiu assistir ao bate-papo em tempo real.

Salto de Pirapora está inserida na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A população estimada em 2021, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 46.285 habitantes. Para Marum, um dos grandes destaques da cidade é o desenvolvimento econômico.

Isso porque o município vem recebendo um alto número de prestadores de serviço e, consequentemente, instalação de novas empresas, que geram empregos e renda. Para acompanhar o crescimento de Salto de Pirapora, o prefeito Matheus Marum disse ter optado pelo investimento em qualificação profissional. Dessa forma, os cargos que seriam ocupados por pessoas de fora serão preenchidos por profissionais da própria cidade.

“Nós investimos em qualificação profissional para entender, junto às empresas, quais mãos de obra precisavam ser qualificadas. Os principais cargos das instituições são ocupados por pessoas de fora. Queremos a ramificação do desenvolvimento econômico, que se divide em captação de empresa e qualificação profissional”, pontuou.

Matheus Marum ressaltou que os cursos técnicos gratuitos de recursos humanos, logística e administração, que são viabilizados por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Promoção Social, foram capacitações solicitadas pelas próprias entidades. Além disso, a logística entre Sorocaba e Salto de Pirapora é outro fator positivo que agrega no empreendedorismo saltopiraporense.

“A rodovia SP-264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora, é inteiramente duplicada. É possível vir de uma prefeitura a outra em 20 minutos. A logística de Salto de Pirapora é privilegiada e sabe-se que isso tem peso muito grande na decisão das empresas na hora de se estabelecerem em algum lugar”, concluiu Matheus Marum. (Wilma Antunes)