Saúde ganha motolância e outros seis veículos zero-quilômetro
A motolância possibilita a chegada até os locais das ocorrências, antes mesmo das ambulâncias
A Prefeitura de Sorocaba recebeu, na tarde de ontem (8), por meio emenda impositiva da Câmara Municipal, seis veículos zero-quilômetro que ficarão à disposição de serviços de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rodrigo, Habiteto, Laranjeiras, Lopes de Oliveira, São Bento e Angélica, além de uma motolância para uso do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
A motolância possibilita a chegada até os locais das ocorrências, antes mesmo das ambulâncias. Embora, as motocicletas não transportem pacientes, sua importância na assistência pré-hospitalar, em um curto espaço de tempo, é extremamente relevante, inclusive, em eventos com grande público.
A equipe que conduzir a motolância estará apta a atender casos clínicos, traumáticos, obstétricos e psiquiátricos. O socorro mais imediato ao paciente com insuficiência respiratória grave ou ao que necessita de medicação em casos, por exemplo, de infarto, pode ser atribuído ao motosocorrista. Esse profissional também contribuirá com o atendimento diário do Samu, ao abrir caminho para as ambulâncias no trânsito, mesmo não sendo essa sua função específica. (Da Redação)