Secretário da Segurança, Guilherme Derrite, se reúne com prefeitos

Encontro no Parque Tecnológico de Sorocaba apresentou possibilidades de convênios para a segurança pública

Por Wilma Antunes

Secretário de Segurança Pública paulista explicou detalhes das oportunidades para melhora a segurança nas cidades

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, esteve ontem (7), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), para apresentar possibilidades de convênios aos prefeitos da região administrativa. A ideia é fazer com que mais municípios adotem as iniciativas, formando uma nova Muralha Paulista de tecnologia. Derrite estava acompanhado do deputado estadual Danilo Balas (PL) e apresentou algumas das principais oportunidades para aumentar a segurança pública na região.

Entre as alternativas, foi mencionado o sistema de vigilância Córtex, uma tecnologia de inteligência artificial que utiliza câmeras viárias para rastrear alvos móveis em tempo real. Além disso, foi discutida a Atividade Delegada, realizada por meio de um convênio entre as prefeituras e o Governo do Estado de São Paulo para que agentes voluntários da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas. Ele podem trabalhar uniformizados e portando suas armas durante o exercício da atividade.

Também foi discutido o sistema Detecta, uma ferramenta integradora de informações que permite a rápida correlação de dados para auxiliar a tomada de decisões das polícias Militar, Civil e Científica. O sistema utiliza tecnologias de análise de dados em tempo real para detectar padrões de comportamento e identificar suspeitos em potencial, além de ajudar a solucionar crimes com mais eficiência.

“O objetivo é fazer uma revisão de todos os convênios e ampliá-los para combater a demanda, que é gigante. Exemplo disso são os casos de perturbação de sossego. Só em 2021, foram registradas mais 980 mil ligações sobre perturbação de sossego alheio. Então, é preciso ampliar para melhorar na prática. A Muralha Paulista é um sistema de tecnologia para combater o crime. “Queremos fazer interligação entre os municípios que já possuem câmeras com base nos sistemas inteligentes. Assim, a Muralha vai criar uma barreira tecnológica contra os criminosos”, explicou o secretário.

O evento contou com a presença de 78 líderes políticos da região, incluindo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba (PL). Representantes da segurança pública local como os delegados Wilson Negrão, Rodrigo Ayres e Felipe Orosco, do Deinter-7; e o coronel Denis Izumida, do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), também participaram do encontro. (Wilma Antunes)