Sorocaba é a 12ª cidade mais empreendedora no Estado de São Paulo
Ranking ICE 2023 coloca o município como o 39º mais atrativo de todo o País aos investidores
Sorocaba ocupa o 6º lugar no ranking dos municípios mais empreendedores de porte semelhante do Estado de São Paulo. Considerando todos os 645 municípios paulistas, Sorocaba fica na 12ª posição. No País, o município é o 39º, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, que foi divulgado na segunda-feira (27).
Sorocaba é a única das 27 cidades da Região Metropolitana (RMS) que aparece no ranking, que analisou, no total, 101 municípios brasileiros e suas características para o empreendedorismo. O estudo também apontou que, nos últimos anos, o total de microempreendedores individuais (MEIs) ativos na cidade mais do que dobrou.
Na edição 2023 do ICE, Sorocaba recebeu a nota total 6.22. No entanto, em 2022, a cidade apresentou uma pontuação levemente acima (6.37), ficando na 32ª posição em âmbito nacional. Segundo a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que produziu o relatório em parceria com a Endeavor, os valores maiores que seis indicam que a cidade está acima da média, como é o caso de Sorocaba. Nota menor do seis indica que a cidade está abaixo da média.
Na comparação com as cinco cidades paulistas de mesmo porte, Sorocaba (6.22) apresentou nota menor no ICE 2023 do que Osasco (7.30), São Bernardo do Campo (6.84), São José dos Campos (6.79), Santo André (6.72) e Ribeirão Preto (6.35). Já a capital paulista novamente lidera a lista das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo no Brasil na edição deste ano da pesquisa.
Conforme a Enap, o ICE tem como objetivo analisar e comparar os ecossistemas empreendedores das 101 cidades mais populosas do Brasil, explorando as condições que elas oferecem para o desenvolvimento da atividade empreendedora. “É um esforço analítico para apontar como esses municípios podem criar melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo”, informou a entidade.
Ainda de acordo com a Enap, o ranking do ICE 2023 leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório (ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora), e o seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.
Segundo o ICE 2023, Sorocaba apresentou a maior nota (7.27) em infraestrutura. Em seguida, mercado (7.04) e inovação (7.03) apresentaram as maiores notas. Depois, capital humano (6.78), cultura empreendedora (6) e acesso a capital (5.85). A determinante ambiente regulatório obteve a pior nota: 5.25.
A Prefeitura de Sorocaba foi questionada a respeito e informou que a cidade teve redução somente nas notas de acesso à capital, inovação e cultura empreendedora. “Importante destacar que o período dos dados analisados no indicador de Inovação foi de 2018 a 2022, sendo que a maioria dos indicadores analisa o ano de 2020, período pandêmico em que houve uma movimentação atípica nas atividades econômicas”, informou.
A atual gestão destacou ainda que o município tem realizado diversas ações, principalmente no que se refere à regularização do pequeno empreendedor, tais como a formalização de ambulantes, estruturação das feiras-livres, modificação do Espaço Empreendedor para um ambiente concentrado, com a implantação de uma unidade do Sebrae Aqui, que congrega três instituições: Associação Comercial (Acso), Sebrae Regional e a Prefeitura de Sorocaba.
Para a Enap, o ICE foca nas cidades porque é nelas que os empreendedores começam sua jornada, e é também nos municípios que as mudanças devem começar. “A administração pública municipal tem a seu favor a proximidade com o cidadão, bem como o poder para resolver alguns dos problemas que afetam o empreendedorismo”, ressaltou.
Número de MEIs ativos
O número de microempreendedores individuais (MEIs) aumentou 14,64% em Sorocaba em 2022 na comparação com o ano anterior (2021). Já na comparação dos números de 2018 com os do ano passado, o aumento foi de 111,38%, quando o total de MEIs ativos na cidade mais do que dobrou.
Segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, o total de MEIs ativos na cidade passou de 63.669 em 2021 para 72.992 no ano passado. E o número não para de aumentar. No último dia 25 de março, o total de MEIs ativos em Sorocaba chegou a 74.159.
Nos últimos anos, a cidade ganhou uma média de 10 mil novos MEIs por ano. Em 2018, o total era de 34.531 MEIs ativos. Já no ano seguinte (2019), o total subiu para 43.821 e em 2020 para 53.609 MEIs ativos.
A figura do MEI surgiu em 2008, com a Lei nº 128, buscando formalizar trabalhadores brasileiros que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica.
Para a consultora de negócios do Escritório Regional do Sebrae-SP na cidade, Priscila Budemberg, Sorocaba está em constante evolução e melhoria no ambiente de negócios. “As capacitações, consultorias, alinhamentos realizados e a dedicação do corpo técnico da Prefeitura de Sorocaba certamente contribuíram para tal classificação no ICE 2023”, afirmou.
Em Sorocaba, o Sebrae-SP auxilia os empreendedores com atendimentos individuais e coletivos que acontecem nas unidades do Sebrae Aqui localizadas no município. “Hoje estamos com quatro unidades Sebrae Aqui na cidade e, esporadicamente, realizamos atendimentos com a unidade móvel nas Casas do Cidadão e, iniciaremos uma agenda esporádica com atendimentos nos terminais de ônibus de Sorocaba”, destacou Priscila Budemberg. (Ana Claudia Martins)