Sorocaba lança campanha de combate à dengue com apoio do sorocabano
Serão divulgados informativos nas redes sociais oficiais do município, bem como afixados cartazes nos prédios públicos, além de anúncios em busdoor
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), deu início na terça-feira (2) à campanha de combate à dengue na cidade em 2024. Para tanto, serão divulgados informativos nas redes sociais oficiais do Município, bem como afixados cartazes nos prédios públicos, além de anúncios em busdoor. Mas, principalmente, serão realizadas ações contínuas de conscientização das equipes da Zoonoses.
Em 2023 foram realizadas 34.475 visitações para realização de avaliação de densidade larvária; 127.789 visitas em casas ao redor de casos de dengue; 59.669 aplicações de veneno em residências; 199.294 visitas de rotina; 1.367 visitas a imóveis especiais e pontos estratégicos; 3.731 fiscalizações, com 764 notificações e 147 autuações, além da coleta de 1.027.850 quilos de criadouros.
Para este ano, a SES vem intensificando o trabalho educativo nos bairros e realizando uma atividade de força-tarefa, que conta com três caminhões para a retirada de materiais que possam acumular água e se tornarem potenciais criadouros do mosquito.
“Essa iniciativa é fundamental para combater o mosquito da dengue. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos reduzir de forma expressiva o número de casos”, alerta o secretário da Saúde, Cláudio Pompeo.
Ferro velho
O Jornal do Município de Sorocaba publicou na quarta-feira (3) a Lei n° 12.955, de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que estabelece que os estabelecimentos que comercializam ferros-velhos, sucatas e afins deverão manter arquivadas as imagens de seus sistemas de videomonitoramento captadas nas últimas 120 horas corridas, para fins de fiscalização. Segundo o vereador, o objetivo da lei é combater práticas ilícitas que são perpetradas “por uma minoria de comerciantes do ramo no município”. A ideia é impedir que recebam, acobertem, processem, manufaturem, reciclem ou comercializem produtos oriundos de roubos.
Acolhimento
As equipes do programa “Humanização”, da Prefeitura de Sorocaba, realizaram na última quarta-feira (3), mais uma ação de abordagem social especializada em diversas ruas da cidade. Dessa vez, 52 pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que 35 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho e outros cuidados de higiene.
Inservíveis
No mesmo dia, as equipes do programa realizam mais uma ação no Jardim Zulmira, na zona oeste da cidade, com o objetivo de, além de realizar abordagens sociais e oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua, recolher materiais inservíveis e coibir e prevenir qualquer tipo de irregularidade eventualmente identificada. A ação recolheu cerca de duas toneladas de materiais abandonados em logradouros e vias púbicas, como colchões usados, papelão e pedaços de móveis velhos.
Vaga
A AB Colinas, concessionária responsável por diversas rodovias na região, abriu processo seletivo para a contratação de analista de gente para trabalhar em sua sede administrativa em Itu. Podem se candidatar para a vaga pessoas que tenham ensino superior completo em Psicologia; CRP ativo; experiência em processo de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento; CNH categoria B; e que residam em Itu ou Salto. Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar um e-mail de inscrição com o currículo atualizado para vagas@abconcessoes.com.br até o dia 10 de janeiro, com o assunto DHO.