Sorocabana que fugiu da guerra chega ao Brasil acompanhada de seu cão
Cachorro conseguiu embarcar junto com a tutora; outros sete cães e dois gatos também estavam no voo
Matéria atualizada às 17h04 desta quinta-feira (10)
A Sorocabana Vanessa Granovskaya e seu cachorro Thor chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (10). Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) saíram na quarta-feira (9) da Polônia e chegaram à Base Aérea de Brasília no início da tarde desta quinta-feira (10), onde aconteceu uma cerimônia de recepção. Além de Vanessa, outras pessoas também foram resgatadas, entre elas, 41 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. Outros sete cães e dois gatos também embarcaram.
Nas redes sociais, Vanessa publicou que por estar grávida não retornou na aeronave KC-390 Millennium e sim em um avião Legacy. “Eu e outras duas famílias com crianças pequenas fomos colocados em um avião menor da Força Aérea Brasileira. Obrigada à FAB que está cuidando de nós com tanto carinho”, ressalta.
Dois dias antes de embarcar no voo com destino ao Brasil, Vanessa concedeu entrevista ao jornalista sorocabano Billy Viveiros. O material foi publicado no blog Filhos da Light e enviado ao jornal Cruzeiro do Sul. Durante a conversa com o jornalista, a sorocabana relatou os momentos de tensão que viveu para conseguir sair do país.
Logo após o ataque, no dia 24 de fevereiro, ela e o esposo foram para um bunker, estrutura construída embaixo da terra, pois estavam falando sobre bombardeiros aéreos. Mas, no dia seguinte, voltaram para a casa. Com a guerra se aproximando ainda mais e com dificuldades para pedir um táxi, no dia 28, Vanessa e o marido começaram a pedir ajuda nas redes sociais e receberam carona até a estação ferroviária.
“Nós chegamos à estação e aquilo estava um horror! Nós vimos cenas que nunca mais vou esquecer. Estava muito tenso. Meu marido carregava nossas duas malas e eu seguia atrás com o Thor no colo. A estação estava tomada por um mar de gente, mas conseguimos achar a plataforma de onde o trem iria partir. Só que aquele trecho também estava abarrotado e, para embarcar, tínhamos de descer para o nível da plataforma, mas não dava para passar, não tinha como descermos! Tinham muitos policiais armados gritando: “Só mulher e criança! Só mulher e criança!”. Então, os homens iam ficando para trás e se separando de suas mulheres e filhos”, conta.
Sem conseguir embarcar, a família saiu da estação e recebeu abrigo em uma casa. Na mesma noite, o casal e cão, acompanhados de outras pessoas, foram em uma van até Lviv, onde receberam ajuda e ficaram hospedados em um apartamento antes de Vanessa seguir com destino à fronteira da Polônia. “Lá, em Lviv realmente a vida estava normal, supermercados abertos, tudo funcionando. E pelas redes sociais descobrimos pelo pessoal do futsal que nossa embaixada brasileira estava programando a evacuação dos brasileiros. Então, entramos em contato com eles e eu falei que eu voltaria (ao Brasil) com eles e que estava levando o meu cachorro Thor comigo”, declara.
Pedido de ajuda
A história de Vanessa Granovskaya repercutiu nas redes sociais na semana passada, quando a sorocabana fugia da Guerra na Ucrânia. Vanessa morava em Kiev e correu dos bombardeios na cidade com destino à fronteira da Polônia. Na internet, a sorocabana contou que deixou tudo para trás e só levou com ela o que realmente importava, incluindo seu cachorro.
Na última quinta-feira (3), Vanessa publicou nas redes sociais que havia conseguido uma autorização para retornar ao Brasil no avião da Força Aérea Brasileira, porém, não poderia trazer seu cão Thor. "Estou prestes a ser evacuada para a embaixada no Brasil, mas tem um problema, a FAB se recusa a transportar cachorros de focinho curto", relatou.
O impedimento acontece porque voos como esse oferecem riscos aos cachorros de focinho curto por conta das características respiratórias. Além disso, também foi exigida a ela documentações para realizar o transporte do animal. “Eu estou saindo correndo do país, não tenho condições de fazer esses papéis agora, pois isso leva tempo”, acrescentou.
O pedido de ajuda da sorocabana chegou até a ativista Luisa Mell que compartilhou o vídeo de Vanessa e fez uma série de publicações sobre o assunto. A publicação recebeu diversas curtidas e compartilhamentos, inclusive, de pessoas famosas. Após a mobilização, o pedido de Vanessa foi aceito, e o Thor embarcou ao lado da tutora no avião da FAB. (Vanessa Ferranti / Colaborou Billy Viveiros)