Trem de levitação magnética poderá interligar a RMS

Projeto será apresentado terça-feira, no PTS, durante lançamento do programa Mobi-RMS

Por Cruzeiro do Sul

Tecnologia inventada por brasileiros e já utilizada na Ásia permite que trens em levitação atinjam 200 km/h com baixo consumo energético e poluindo pouco

A apresentação do projeto de um sistema regional de trens de levitação magnética é um dos destaques do lançamento do programa Mobilidade, Inovação e Economia Descarbonizada na Região Metropolitana de Sorocaba (Mobi-RMS) 2024, na terça-feira (5), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A exposição será feita pelo professor brasileiro Eduardo David, que atua como pesquisador na Alemanha, onde faz pós-doutorado em tecnologia de levitação magnética supercondutora, no Leibniz Institute for Solid State and Materials Research, o IFW de Dresden.

O evento contará com a presença de representantes dos governos estadual e municipal, empresas de tecnologia, empreendedores, pesquisadores e representantes da sociedade em geral. A realização é do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT Unisotech) e do PTS, com apoio da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outra convidada é a professora Renata Lima, do Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado e Doutorado em Processos Tecnológicos e Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Ciências Ambientais, ela abordará o tema “Da inovação verde para produção de energia até o uso de bioinsumos para agricultura sustentável: a estratégia de arranjo produtivo local em busca de competitividade global”. Como diretora da American Chemical Society Brazil, tendo recebido premiações internacionais, Lima também pe especialista em questões ambientais. Confira a agenda completa no quadro.

Projeto brasileiro

Como convidado do Mestrado e Doutorado em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso, Eduardo David apresentará a tecnologia EcoMaglev, com o conceito “Infra Upcycling”, em que se utiliza o espaço aéreo sobre uma infraestrutura coberta com painéis solares que fazem os comboios do trem flutuarem pouco acima dos trilhos. O sistema já utilizado em países da Ásia, como China, Japão e Coréia do Sul.

O projeto brasileiro teve início em 2007, por meio de parceria entre Eduardo David e o professor Richard Stephan e apoio de um grupo de pesquisadores vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UF-RJ). A pesquisa resultou no desenvolvimento do trem de levitação magnética supercondutora, o Maglev-Cobra, que está em demonstração no Campus do Fundão, no Rio de Janeiro, desde 2014.

Em março deste ano, David recebeu a carta-patente do Truque Híbrido Ferroviário e de Levitação Magnética, que permite um trem sair de uma estação ferroviária tradicional, elevar-se em rampa de 7,5% até uma via elevada coberta de painéis solares e levitar até outra estação, mesmo que seja de bitola diferente. Na fase de levitação o trem pode atingir 200 km/h, velocidade muito superior à dos trens convencionais. Além disse, o sistema opera com baixo consumo energético e provoca pouca poluição.

De acordo com ele, dois projetos pilotos utilizando essa tecnologia podem ser implantados na RMS. “O EcoMaglev tem chances de, em uma mesma distância, ser implantado na metade do tempo e de custo, sem necessidade de subsídios operacionais”, opinou David.

Mobi-RMS

O Mobi-RMS -- junção de Mobiliza e Região Metropolitana de Sorocaba -- é uma iniciativa que busca incentivar a transição para a economia descarbonizada por meio da mobilidade sustentável, inovação e tecnologias limpas.

O evento oficial será realizado nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2024, na Cidade Universitária da Uniso. De acordo com os organizadores, o ICT UNISOTECH, o PTS, a AGEM, o Sebrae Sorocaba e empresas de renome que estão inseridas no contexto das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) apresentarão no evento as experiências, as tendências e as oportunidades nas questões de inovação, produção e sustentabilidade. Estão previstas rodadas de negócios, apresentações de casos e mesas-redondas.

A partir de quatro pilares -- economia circular e descarbonização; energias renováveis, economia circular e bioeconomia), professores, pesquisadores e profissionais discutirão temas como tecnologias de transporte, veículos neutros em carbono, energias limpas, Inteligência Artificial no agro, hidrogênio verde, impacto social, tecnologias quânticas, educação, saúde, ESG e smart cities.

Conforme explica o professor Marcelo Silvani, que coordena o ICT UNISOTECH e está à frente do evento, o objetivo é criar uma agenda para transformar a RMS em referência sul-americana em mobilidade neutra e energias renováveis, além de implantar um espaço físico colaborativo para incentivar atividades entre as empresas participantes, sendo a sede do Escritório Regional de Inovação para as Prefeituras que compõem a RMS.

Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, explicou que a importância desse evento é muito grande, “uma vez que são temas que estão sendo diariamente discutidos aqui e, obviamente, quando você tem parceiros como o ICT UNISOTECH, a AGEM e o Sebrae, não seria por menos o PTS não estar junto com esse grupo e levar os conhecimentos dos gestores, professores, empresários, cidadãos da RMS, um pouco de tudo o que será, e deve ser, introduzido nas cidades para elas serem mais modernas e um lugar cada vez melhor para se viver”, finalizou. (Da Redação)

Serviço

Evento de Lançamento: Mobi-RMS 2024
Data: 5 de setembro de 2023, às 10h
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba, na avenida Itavuvu, 11.777
Inscrição: https://forms.office.com/r/cdnDF2CgYP

Programa

10h00 - Recepção
10h15 - Abertura
10h30 - Apresentação do programa Mobi-RMS 2024
11h00 - Palestra “Da inovação verde para produção de energia até o uso de bioinsumos para agricultura sustentável: a estratégia de arranjo produtivo local em busca de competitividade global”, pela professora Renata Lima
11h15 - Projeto de trem de levitação magnética - projeto-piloto que interliga as cidades da RMS, pelo professor Eduardo David
11h30 - Connection Meeting / Projetos para a RMS
12h00 - Encerramento