Unimed Sorocaba ganha 64 novos leitos de internação no hospital

Com ampliação, unidade deve ter aumento de, pelo menos, 30% no número de atendimentos

Por Vanessa Ferranti

Os presidentes da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves, e da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, Eduardo Chinaglia, descerraram a placa inaugural

A Unimed Sorocaba inaugurou 64 novos leitos de internação no hospital Doutor Miguel Soeiro, no Parque Santa Isabel, na zona oeste da cidade. As obras, iniciadas em 2022, fazem parte de um projeto de inovação e modernização da unidade. Com a ampliação dos leitos, o hospital, que atualmente realiza mil internações ao mês, deve ter um aumento de, pelo menos, 30% no número de atendimentos, com mais de 300 internações mensais.

A nova estrutura começa a funcionar na segunda-feira (24), mas a cerimônia de inauguração ocorreu na manhã de ontem (21), no próprio hospital. O evento contou com a presença do presidente da Unimed Sorocaba, o médico Gustavo Ribeiro Neves; do diretor superintendente da instituição, Sérgio Rachkorsky; e do presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp), Eduardo Chinaglia, além de profissionais da área. Após os discursos dos representantes da instituição, houve o descerramento da placa e, em seguida, o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor da Santa Casa, e o pastor Flavio Antonio Correa Leite, fizeram uma oração no corredor de entrada do setor.

De acordo com a Unimed, o espaço ampliado traz quartos mais amplos e com privacidade para cada leito. Além disso, os cômodos contam com sistema de iluminação e camas automatizadas. Os quartos contam, ainda, com Smart TV e assistente virtual acionada por comando de voz. Dessa forma, o paciente terá auxílio do sistema tecnológico nas tarefas durante a internação -- como ligar e desligar a televisão, chamar a enfermagem, fechar a cortina, controlar a temperatura do ar-condicionado e acender ou apagar a luz. Medidas que. para o hospital. trarão mais conforto e segurança ao paciente durante a recuperação.

“Hoje os pacientes têm de demandar muitos serviços através de campainhas. Então, dessa maneira, eles terão uma integração por meio de todo o sistema nos quartos. Eles darão comando de voz e terão várias funcionalidades ligadas a isso. É uma comodidade para quem está em um momento difícil, se recuperando de uma cirurgia ou doente. É uma maneira de melhorarmos a experiência do paciente”, explicou o médico Gustavo Ribeiro Neves, presidente da Unimed Sorocaba.

Neves informa também que, além de trazer benefícios para as pessoas internadas, a tecnologia auxiliará os profissionais da unidade. “Para os médicos, a tecnologia ajuda muito na acurácia da execução dos procedimentos cirúrgicos. Hoje, a maioria das cirurgias é minimamente invasiva, então, os pacientes passam a se recuperar mais rápido, são cirurgias menos traumáticas. Já para os profissionais da enfermagem, parte do que eles teriam de fazer manualmente a tecnologia executa, importando os dados do paciente, que ficam integrados a um sistema de monitoramento. Isso ajuda bastante e dá mais segurança”, ressaltou.

Novas ampliações chegarão a 7 mil m²

Além de entregar os novos leitos de enfermaria, a Unimed Sorocaba segue com outras obras para ampliar e modernizar o hospital. Ao todo, as ampliações devem chegar a 7 mil metros quadrados, com investimento total de R$ 80 milhões.

No setor de imagem, por exemplo, os trabalhos acontecem na área de exames de ressonância e tomografia, que será ampliada em 216,45 metros quadrados.

Já o Day Clinic, onde são realizados procedimentos cirúrgicos e endoscópicos de curta permanência, receberá uma área extra de 740 metros quadrados. Com a expansão, o Day Clinic, que hoje conta com três salas cirúrgicas, ganhará mais duas salas e uma sala para pequenos procedimentos. Além disso, a atual sala de recuperação dobrará sua capacidade, passando a contar com 18 leitos.

“Uma área hospitalar é uma área cara, requer uma construção muito diferenciada e também equipamentos. Mas, tudo isso visa dar condição, dar melhoria de atendimento, e acreditamos que os nossos paciente merecem essa atenção especial”, finalizou Gustavo Ribeiro Neves, presidente da Unimed Sorocaba. (Vanessa Ferranti)