Votorantim tem de fazer licitação para a festa junina a partir de 2023

A decisão, à qual cabe recurso, foi originada de uma Ação Civil Pública ingressada pelo Ministério Público

Por Cruzeiro do Sul

Sentença proferida pelo juiz Fabiano Rodrigues Crepaldi, da 1ª Vara Cível de Votorantim, condenou, em primeira instância, a Prefeitura de Votorantim a promover licitação para realizar a Festa Junina a partir de 2023. A decisão, à qual cabe recurso, foi originada de uma Ação Civil Pública ingressada pelo Ministério Público que questionava, justamente, a falta de licitação para a festa deste ano, que foi organizada por uma empresa terceirizada, que utilizou a Praça de Eventos de Lecy de Campos para o evento, fato que rendeu R$ 325.454,99 ao Município.

Chamamento

A Prefeitura de Sorocaba abriu chamamento para que pessoas interessadas possam integrar o Conselho Municipal de Partição e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial (Compir Sorocaba), voltado ao estabelecimento de políticas públicas nessa área. São aguardados representantes dos segmentos: Mulheres Negras, Juventude Negra, Núcleos de Estudos, Setoriais de Combate ao Racismo, dentre outros, que serão reunidos em plenárias para a escolha de seus membros. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3212-6900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail conegro2016@gmail.com .

Comitê Regional...

O Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico passará a integrar a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Essa ação foi tema da reunião realizada na última quinta-feira (25), com a presença dos representantes das cidades de Sorocaba, Araçariguama, São Roque, Alambari, Araçoiaba da Serra, Jumirim, Tatuí, Capela do Alto, Boituva e Cerquilho, no Hotel Fazenda Encontro das Águas, em Tapiraí.

...de Desenvolvimento

Em parceria com a Agência Metropolitana da Região de Sorocaba (Agem), o Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico trabalhará, nos próximos meses, em dois importantes projetos. Um envolve a captação de fundos para a criação de um aplicativo que reunirá as principais informações de todas as cidades do grupo, permitindo que o turista, atraído por uma cidade, conheça os atrativos das demais. O outro, será por meio do desenvolvimento de uma série de ações de fomento às startups da região, com o intuito de fortalecer o ecossistema de inovação regional.

Casamento

O Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) prorrogou as inscrições para o Casamento Comunitário 2022 até segunda-feira (5) ou até todas as vagas disponibilizadas serem preenchidas. Os interessados podem se inscrever de forma on-line, pelo site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou direto pelo link https://formularios.sorocaba.sp.gov.br/casamento-comunitario/. Quem preferir realizar a inscrição pessoalmente pode se dirigir ao FSS, localizado no 4º andar do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, no período das 9h às 16h. O edital com todas as informações e critérios pode ser conferido em pelo link http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/.

Prestando Contas

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) comemorou a liberação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, para a contratação de operação de crédito, entre a Prefeitura de Sorocaba e o New Development Bank (NDB) -- conhecido como Banco dos Brics -- no valor de US$ 40 milhões, para financiamento de mais uma parte do Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Sorocaba -- Desenvolve Sorocaba / Sorocaba Tem Pressa. O tema foi destaque na edição de quarta-feira do jornal Cruzeiro do Sul.

O próximo passo é a aprovação do pedido no plenário do Senado, o que deve ocorrer ainda em setembro. Com tudo autorizado, é só assinar o contrato de empréstimo e iniciar o processo de licitação. Neste pacote estão previstas obras de macrodrenagem, pavimentação, construção de ponte e melhorias viárias em vários pontos da cidade.

Em entrevista concedida, ontem (31), à radio Cruzeiro FM 92,3, Manga comentou a reportagem e disse acreditar que os processos licitatórios devem durar de 4 a 5 meses e aí as obras estarão prontas para início. Na mesma entrevista, o prefeito comentou a situação do novo Plano Diretor da cidade. Explicou que os estudos estão em fase de finalização e, em seguida, começará a fase de consulta pública. A discussão final deve ficar para o fim de 2023 e começo de 2024.

Manga também respondeu perguntas de ouvintes sobre a lotação do BRT. O prefeito explicou que houve aumento considerável no número de passageiros e que adequações estão sendo feitas nos horários de maior movimento. Ele também falou sobre a melhoria dos pontos de ônibus. As paradas receberão um novo equipamento, mais confortável e seguro. A mudança vai ter início pelo Parque Vitória Régia e depois vai atender outros bairros.

Durante a entrevista, Rodrigo Manga falou sobre o 7 de Setembro. A data vai ser comemorada com desfile cívico, na parte da manhã e com a retomada da Marcha para Jesus, no período da tarde.