Um personal stylist é um consultor de moda?

Não, são profissões diferentes porém complementares. Entenda o que cada um faz e a importância de cada profissional na moda.

Por Julia Rolim

Diferenças entre personal stylist e um consultor de moda

O personal stylist é o profissional que orienta a pessoa a se vestir adequadamente, alinhando ao seu tipo de corpo (formato), cor da pele, estilo de vida, gosto pessoal, etc. O seu trabalho é conhecer a sua imagem, personalidade e trabalhá-la a seu favor. Mas tudo isso se atentando às tendências do momento e o estilo pessoal de cada cliente. 

 

Olhando por cima até parece uma tarefa simples, mas não é: o profissional precisa estudar muito; entender sobre história da moda e arte no geral; entender sobre todos os tipos de corpos e quais peças valorizam ou não esse formato; entender sobre cores e combinações; estar antenado às tendências do momento e juntar tudo isso ao estilo pessoal do cliente.

Um personal stylist ou fashion stylist trabalha com um mundo mais criativo. Neste trabalho, o cliente é o personagem e o a moda é o produto. 


Resumidamente, as principais funções do personal stylist são: 

 

- analisar o perfil de cada cliente

- descobrir quais peças mais favorecem 

- montar looks adequados (tanto ao cliente quanto à ocasião) 

- estar por dentro das tendências de moda

 

O personal stylist é muito confundido com o consultor de imagem. E de fato, são profissões muitos semelhantes mas tem sim as suas diferenças.  

O consultor de imagem é um profissional mais individual e abrange aparência, comunicação e etiqueta em todas as áreas da vida do cliente. O produto e foco único é o próprio cliente, a moda é ferramenta de trabalho apenas. E o estudo de proporções, escala, e mesmo geometria são premissa básica para um bom trabalho de consultoria. O profissional deve entender as características físicas e psicológicas do cliente, bem como sua rotina, para compor um visual congruente e em harmonia com as características pessoais de cada um.

 

Na maioria das vezes, os profissionais de fashion styling trabalham em revistas, lojas, editoriais de moda e mesmo com fotografia. Há pessoas que buscam estes profissionais por que precisam “criar um personagem” para um evento (ou mesmo momento) em suas vidas. É comum artistas buscarem este profissional para compor um visual artístico.

Já o consultor de imagem pode trabalhar com indivíduos ou empresas. Quando uma empresa percebe que seus funcionários não refletem a filosofia da empresa é hora de um consultor entrar em cena, estudar o perfil da empresa e desenvolver um código de vestimenta que esteja de acordo com a missão e visão da mesma.

 

Concluindo, o personal stylist vai escolher para o que cai bem dentro daquilo que está na moda. Já o consultor de imagem deve encontrar peças que comuniquem seus objetivos e estejam em harmonia com você mesmo que cores e cortes que são tendência não sejam as melhores para você.

Então o personal stylist é um profissional mais completo e também é um consultor de imagem, mas o consultor de imagem não é um personal stylist. E a frase a seguir define muito bem esse conceito:

"O consultor de imagem se preocupa com o pé. O fashion stylist se preocupa com o sapato!" (Carol Davidson, AICI, CIP).

 

Espero que tenha entendido a diferença desses dois profissionais da moda. 

 

AGORA ME DIZ: Já sabia que existia diferenças entre essas profissões? 

Me conte por email, vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!