QUIET LUXURY: Entenda essa tendência do momento!

Conheça o "quiet luxury", a tendência elegante e discreta que estará em alta em 2023.

Por Julia Rolim

"Quiet luxury", a tendência elegante e discreta de 2023

O "quiet luxury", traduzido como "luxo quieto", refere-se a um conceito de luxo que enfatiza elegância discreta, qualidade refinada e sofisticação sutil, em vez da ostentação da riqueza. Ele incorpora uma sensação de exclusividade e artesanato de alta qualidade, mantendo uma estética discreta e elegante.

E está associado a designs minimalistas, alfaiataria impecável e uso de materiais premium. Em vez de logotipo e detalhes chamativos, ele se concentra em linhas limpas, detalhes sutis e um apelo atemporal.

 

Resumidamente, o "quiet luxury" aponta para um luxo sem excessos nem ostentações. Sua emergência está relacionada ao cenário de instabilidade econômica pós pandemia de covid-19 mas também ao despontar de uma consciência mais sustentável na moda nos últimos tempos.

 

O burburinho em torno desta nova tendência pode ser explicado ainda pela popularidade da série "Succession", da HBO Max. A trama narra a história da milionária família Roy e o processo de sucessão em um grande conglomerado de mídia.

 

A estética do "luxo quieto" valoriza peças atemporais que podem ser usadas estação após estação, transcendendo tendências. Peças que nunca saem de moda. Algumas marcas notáveis de luxo incluem The Row, Lemaire, Jil Sander e Max Mara. Essas marcas são conhecidas por sua alfaiataria impecável, atenção aos detalhes e dedicação à criação de peças sofisticadas que incorporam a essência do luxo de forma silenciosa, quieta.

Essa estética traz um ponto positivo por promover o uso de roupas básicas e de qualidade, assim sendo atemporais e duráveis, quando pensamos nas diversas estéticas que surgem e somem todos os dias, contribuindo assim para o descarte acelerado.

 

Se estéticas como "barbiecore" e "dopamine dress" apostam no rosa e numa explosão de cores vibrantes para conquistar seguidores, com o "quiet luxury" a lógica é oposta. Entra em cena uma paleta de cores mais neutras e tons de preto, cinza, marrom, bege e off white dominam as produções.

Os looks tendem a ser monocromáticos, mas também podem rolar combinações de cores, com florais coloridos em tons clarinhos de azul e rosa. Mas sempre discretos, lisos e elegantes.

 

Muitas celebridades já apostavam nessa estética mais neutra antes de virar moda, como a família Kardashian-Jenner, Hailey Bieber, Gigi Hadid, Jennifer Lopez, Gwyneth Paltrow, entre outras.

 

Peças de roupas mais clássicas são a cara dessa tendência, como jeans, tricô, jaquetas de couro, blazers, calça e saia social, t-shirts brancas e pretas, conjutinhos, etc. Não por acaso, muitas grifes investiram em peças mais clássicas e atemporais nas última temporadas de desfiles.

E se você está pensando em entrar nessa tendência, leve em consideração se esse estilo faz parte de você e se você se sente confortável em usar essas peças. Acredito que esse estilo é super democrático, é favorável para todos os tipos de pele, corpos e idades. É uma estética ótima para apostar, por ser simples e fácil de combinar.

 

O "quiet luxury" se encaixa bem no conceito do "guarda-roupa cápsula". Consiste em ter um armário com poucas peças, desde que peças estratégicas e atemporais, e é possível criar uma enorme quantidade de looks diferentes. Confesso que essa tendência me deixou bem animada por todo esse propósito sustentável e atemporal.

 

DICAS PARA VESTIR

A seguir vou deixar algumas dicas e truques pra aderir à tendência, tanto para mulheres quanto para homens. E é mais fácil do que você imagina:

  • Aposte na combinação de branco e preto. Essa combinação permite variar o visual monocromático, criando um contraste moderno e ao mesmo tempo sofisticado;
  • Invista em peças básicas e casuais como t-shirts com outras mais clássicas como calças de alfaiataria. Regatas também caem bem para elas nessa proposta;
  • @julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!