Mitos e verdades sobre os cuidados com os dentes

Por Senhor Tanquinho

escova de dente

O cuidado com os dentes é fundamental para a manutenção de uma boa saúde e para a qualidade de vida. No entanto, devido à mistura entre tantos mitos e verdades que existem em torno do assunto, nem sempre as pessoas consideraram a saúde bucal uma prioridade.

Antigamente, acreditava-se que a cavidade oral era um universo próprio e que pouco infligia no bem-estar geral dos pacientes. 

Em alguns casos, os dentes eram considerados importantes apenas para a efetuação da mastigação da carne e dos mais alimentos necessários para a sobrevivência.

Inclusive, em 1780, os franceses acreditavam no mito que dizia que dentro dos dentes havia um verme que se alimentava dessas estruturas, causando as dores e a aparência mais apodrecida.

Contudo, neste mesmo período, a odontologia ganhou os primeiros materiais científicos que explicam a anatomia oral, os sintomas de cada tipo de doenças, as melhores formas de tratar essas enfermidades e, até, como realizar restaurações e implantes dentários.

Isso deu origem à ciência odontológica como uma área médica séria, que pode interferir na saúde e na beleza do sorriso. 

Mas, atualmente, muitas pessoas ainda relevam a importância das estruturas orais e acabam acreditando em mitos que acabam comprometendo a integridade dental.

Mitos mais conhecidos sobre a saúde bucal

O uso do aparelho ortodôntico é muito importante para tratar de problemas relacionados à má formação óssea dos dentes, da mandíbula e do maxilar. 

No entanto, como o aparelho de porcelana preço pode ser um pouco mais alto, alguns pacientes optam por utilizar próteses falsas compradas em camelôs.

A utilização desse tipo de acessório, apesar de ser considerado um sinônimo de estilo, pode trazer diversos malefícios à saúde dos dentes, provocando alterações estruturais permanentes, como a:

  • Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.