Por que é importante ficar atento a doenças intestinais?
Podem afetar seu dia-a-dia
Definição & Fatos
A síndrome do intestino irritável (SII) é um grupo de sintomas que ocorrem juntos, incluindo dor repetida no abdômen e alterações nos movimentos intestinais, que podem ser diarreia, constipação ou ambos. Você acha que tem esses sintomas sem nenhum sinal visível de dano ou doença em seu trato digestivo? Os médicos não têm certeza do que causa a SII.
Algumas pessoas podem administrar os sintomas com o controle de dieta, estilo de vida e estresse. Outras precisam de medicação e terapia.
Só no Brasil, são pouco mais de 2 milhões de casos por ano. O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura:
- Requer um diagnóstico médico.
- Raramente requer exames laboratoriais ou de imagem.
- É um problema crônico que pode durar anos ou a vida inteira.
Diagnóstico
Para diagnosticar a síndrome do intestino irritável (SII), os médicos revisam seus sintomas e seu histórico médico e familiar e realizam um exame físico. Seu médico procurará um determinado padrão em seus sintomas. Em alguns casos, os médicos podem solicitar exames para descartar outros problemas de saúde.
Tratamento
Os médicos podem tratar a síndrome do intestino irritável (SII) recomendando mudanças no que você come e outras mudanças no estilo de vida, medicamentos, probióticos e terapias de saúde mental.
Você pode ter que tentar alguns tratamentos para ver o que funciona melhor para você. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar o plano de tratamento certo. Pode ser de grande ajuda uma orientação psicológica especializada.
Alimentação, Dieta e Nutrição
Seu médico pode recomendar mudanças em sua dieta para ajudar a tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável.
As mudanças podem incluir comer mais fibras, evitar glúten ou seguir uma dieta especial chamada dieta baixa em FODMAP. Diferentes mudanças podem ajudar diferentes pessoas com SII.
O que é diverticulose?
A diverticulose é uma condição que se desenvolve quando bolsas (divertículos) se formam na parede do cólon (intestino grosso). Essas bolsas são geralmente muito pequenas (5 a 10 milímetros) de diâmetro, mas podem ser maiores.
É comum em pessoas com mais de 40 anos de idade. Geralmente, não há sintomas, a menos que os divertículos inflamem ou sejam infectados (diverticulite), o que pode resultar em febre e dor abdominal.
Em geral, não é necessário tratamento, a menos que haja inflamação (diverticulite):
- consulta com urologista online?