Como o aparelho dentário pode mudar o seu sorriso?

Por Senhor Tanquinho

Orthodontics and stomatology concept. Close-up of satisfied asian guy, dental clinic client smiling happy and pointing at his dental braces and showing thumbs-up in approval, recommend.

Durante a vida, muitas pessoas acabam precisando de aparelho dentário para corrigir determinadas situações ligadas diretamente à estrutura dental. Seja por fatores genéticos ou gerados por hábitos durante a infância, a estrutura metálica  se torna uma necessidade.

 

Justamente por ser um conjunto de peças que podem causar incômodos ao longo do tratamento, alguns pacientes acabam protelando e deixando de iniciar o processo.

 

Apesar do modelo de aparelho ortodôntico mais conhecido ser o que traz o “sorriso metálico”, atualmente existe o aparelho de porcelana. Diferentemente dos outros, esse é invisível.

 

Saiba mais sobre o que é um aparelho dentário e como ele pode mudar o sorriso.

O que é o aparelho dentário?

Aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é como conhece-se o dispositivo para tratamento da estética e estruturação ortodôntico, isto é, dos dentes e seu alinhamento geral.

 

Esse tipo de tratamento foi criado para corrigir o posicionamentos das dentições, através do alinhamento mecânico (com alguma ferramenta, ou no caso, aparelho).

 

O tratamento com aparelho dentário pode ser feito com fins estéticos ou motivos funcionais, afinal, existem situações em que a estrutura ortodôntica natural pode afetar a mordida, mastigação, entre outras ações cruciais para o bom funcionamento do corpo humano.

 

Como mencionado na introdução, o modelo de aparelho mais conhecido é o metálico. No entanto, existe o aparelho ortodôntico transparente, do qual não aparece ao sorrir, mas ainda assim é perfeitamente funcional.

Não usar aparelho pode gerar consequências negativas?

A resposta é: sim!

 

Quem define se o aparelho dentário é necessário ou não é o profissional da ortodontia. Através de análise da estrutura bucal e do posicionamento das dentições, o ortodontista poderá recomendar o uso desse dispositivo.

 

Contudo, existem pacientes que dão preferência pelo não uso do aparelho dentário, seja por medo de sentir desconforto, desconfiança em relação aos efeitos na autoestima ou custo de manutenção.

 

Ainda assim, quando há a recomendação por motivos funcionais, não continuar o tratamento pode gerar consequências negativas para o paciente no futuro.

 

Mesmo com um sorriso branco criado com facetas de porcelana antes e depois, caso não haja uma estrutura funcional, pode ser que a mastigação seja afetada diretamente.

 

Vale a pena relembrar que o tratamento com aparelho ortodôntico é 100% temporário e muitos profissionais, ou clínicas e consultórios, oferecem condições de pagamento que cabem em qualquer orçamento.

 

Um paciente dificilmente ficará períodos extensos demais com a mesma estrutura de aparelho. Além do mais, os meses ou anos passados usando esse dispositivo trarão resultados positivos para o resto da vida.

 

Outro mito relacionado ao tratamento ortodôntico está relacionado à higiene dos dentes, ou mais especificamente a dificuldade em realizá-la. Isso é mentira, pois apesar de pedir por alguns cuidados extras, as técnicas continuam sendo as mesmas.

 

Relembrando que o uso do aparelho invisível traz benefícios estéticos, pois não aparece tão explicitamente como o modelo feito com estruturas metálicas.

Como cuidar melhor dos dentes com aparelho dentário?

Entendendo a importância do uso do aparelho dentário, pode-se discutir alguns dos cuidados para assegurar que o tratamento seja eficiente e os dentes continuem saudáveis ao longo de todo o processo.

 

Apesar de levar entre meses e anos para ser concluído, o tratamento ortodôntico é comprovadamente eficiente.

 

De toda forma, três dicas para continuar com o sorriso saudável ao longo de todo o tratamento incluem:

  1. Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.