Problemas causados pela falta de exercícios físicos: Entenda!
Se você não sabe quais os problemas causados pela falta de exercícios físicos, veja aqui a importância de se manter ativo para sua saúde física e mental.
Infelizmente, não são todas as pessoas que sabem quais os problemas causados pela falta de exercícios físicos, e se você é uma delas, saiba que o sedentarismo pode afetar sua saúde física e mental.
Um estudo da Organização Mundial de Saúde revela números alarmantes de problemas de saúde diretamente ligados à falta de atividades físicas.
Ainda nesse estudo, países onde se pratica pouco ou nenhuma atividade física de maneira regular, mostram um aumento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
Para você entender quais as consequências da falta de exercícios físicos para a sua saúde, continue a leitura e veja a importância de se manter ativo!
Problemas causados pela falta de exercícios físicos
Já está comprovado que a prática regular de exercícios físicos tem um efeito curativo e preventivo sobre diversas doenças.
Dessa forma, pessoas que praticam, mesmo em baixa intensidade, atividades como caminhada, natação, bicicleta ou mesmo subir escadas, correm muito menos risco de sofrer os seguintes problemas causados pela falta de exercícios físicos:
- Doenças cardiovasculares, como a pressão arterial alta e AVC;
- Aumento de colesterol ruim e triglicerídeos;
- Diabetes tipo 2;
- Osteoporose;
- Lombalgias crônicas;
- Obesidade;
- Certos tipos de câncer, como de mama e próstata;
- Depressão.
Vale ressaltar que pessoas com predisposição genética para certas doenças podem diminuir o risco de aumentarem o volume de atividade física aeróbica.
Além disso, o efeito benéfico não é necessariamente o mesmo para todos os problemas de saúde.
O risco de ser afetado por uma doença do sistema cardiovascular é de aproximadamente 80% mais elevado em pessoas sedentárias que em pessoas fisicamente ativas.
Quais os benefícios dos exercícios físicos?
Sabendo quais os problemas causados pela falta de exercícios físicos, o que você tem a ganhar praticando uma atividade física regularmente?
Ao aumentar sua capacidade pulmonar e melhorar a capacidade cardiorespiratória, muitos dos problemas listados acima podem ser evitados.
Além disso, a prática regular de exercícios físicos aumenta a secreção natural de serotonina (hormônio responsável pelo bem-estar) e diminui a secreção do cortisol (hormônio do estresse).
É por isso que a atividade física tem efeitos antidepressivos, melhora o humor e promove uma melhor qualidade de sono.
Logo, fazer exercícios físicos é a melhor maneira para fortalecer a sua saúde física e mental, ao mesmo tempo que previne inúmeras doenças.
Por onde começar?
Se você nunca fez nenhum exercício físico ou está parado há um tempo, é preciso começar devagar, e consultar um profissional de saúde antes.
Recomenda-se começar por trinta minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana, e ir aumentando a frequência e intensidade gradualmente.
O ideal é iniciar com atividades de baixa intensidade, e à medida que for aumentando sua resistência, pode passar para exercícios mais intensos, e se possível, contar com o auxílio de um profissional.
Uma outra dica é adotar novos hábitos no seu dia a dia: troque os elevadores pelas escadas, faça caminhadas todos os dias, e se você trabalha sentado, é importante fazer pequenas pausas ao longo do dia e se alongar.
Para se manter sempre motivado, escolha uma atividade na qual você sinta prazer, pois isso vai fazer você se esforçar ainda mais.
Paralelamente, procure seguir uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e legumes, ou seja, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo.
Tem idade para começar a fazer exercícios físicos?
Tendo mais claro agora quais os problemas causados pela falta de exercícios físicos, provavelmente você pode estar se perguntando: tem idade para começar?
Você pode começar a se exercitar tendo 20, 30, 50 anos ou mais. O importante é se manter ativo, mas também adequar os exercícios às suas capacidades físicas.
Obviamente que iniciar uma atividade física aos 20 anos não é o mesmo que começar aos 60. Inclusive há relatos de pessoas que começaram a correr depois dos 70 anos.
Portanto, a dica é ir adaptando os exercícios aos poucos, mas sempre respeitando os seus limites.
Essa é a chave para evitar todos os problemas causados pela falta de exercícios físicos e ter uma melhor qualidade de vida!