Diminua seu colesterol investindo em uma alimentação mais saudável
Todos nós temos um nosso corpo níveis de colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL), porém para você que tem taxa elevada de colesterol ruim no organismo e deseja reverter esse quadro usufruindo de uma boa alimentação e também da prática de exercícios físicos, é possível fazer com que tanto o HDL, quanto o LDL fiquem em perfeito equilíbrio.
Além de fazer bem para a saúde, você também terá menores chances de ter um infarto, derrame cerebral ou até mesmo sofrer com doenças como o Mal de Alzheimer.
Para quem tem o diagnóstico de colesterol alto, sabe muito bem que não dá apenas para controlá-lo com remédios, por mais que você tome todos os dias no horário correto, a alimentação saudável será sempre sua melhor aliada, não só neste caso, não adianta querer que as taxas de colesterol baixem apenas tomando remédios e não tendo uma boa alimentação, elas jamais conseguirão ter um equilíbrio.
Por outro lado, se conseguir controlar as taxas do seu colesterol, somente com a alimentação, é possível que não precise nem fazer o uso de remédios.
Se você está realmente disposto a começar uma dieta equilibrada e ainda comer bem para manter a sua saúde em dia, fique até o final deste artigo, pois vamos passar uma série de alimentos que podem ser consumidos sem medo por que tem colesterol e conseguir vencer essa batalha contra esse mal, acompanhe e descubra quais os alimentos que mais vão te beneficiar nesta batalha.
Peixe
Todos sabemos que o peixe é uma ótima fonte de ácido graxo ômega 3, esse é uma gordura boa insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como, por exemplo, a truta, salmão e atum. Para ficar ainda melhor, você pode fazê-lo assado, ensopado ou na air fryer, evite fazer frito no óleo.
A gordura insaturada vai auxiliar na redução total do colesterol e níveis de triglicerídeos no sangue, isso vai fazer com que minimize a formação de coágulos, além disso, consegue deixar o sangue bem mais fluido.
Oleaginosas
Os antioxidantes são ótimos aliados para ajudar no combate do envelhecimento das células e também a combater doenças coronárias, além de outros tipos de câncer. As castanhas e nozes são ótimas fontes de antioxidantes, a arginina também pode ser encontrada nas oleaginosas e atuam como vasodilatador, que ajuda a não desenvolver doenças cardíacas.
Azeite
Use o azeite para regular as taxas de colesterol e também faz uma proteção para não desenvolver doenças do coração, isso tudo porque contém ácido oleico, que traz muitas vantagens para o aparelho cardiocirculatório, ajuda no controle de diabete do tipo 2 e também é fonte de antioxidante, como, por exemplo, a vitamina E.
Laranja
Engana-se quem pensa que a laranja só ajuda a combater a gripe e resfriado, segundo com alguns estudos realizado na cidade de Minas Gerais, na Universidade de Viçosa, que foi publicado pela revista American Heart Association, chegou a conclusão que os flavonóides existentes na fruta, ajudam a diminuir a taxa de LDL, conhecido como colesterol ruim.
Vinho
Como muito sabem, o vinho pode fazer bem em diversos aspectos para o nosso organismo, desde que seja consumido com moderação, o indicado é que a pessoa faça a ingestão de pelo menos duas taças por dia, dessa forma é possível elevar em cerca de 12% a taxa do bom colesterol (HDL).
Canela
Segundo alguns pesquisadores dos Estados Unidos (EUA), da Kansas State University, chegou a conclusão que a canela faz bem para baixar os níveis de colesterol ruim, se for consumida pelo menos duas colheres de sopa por dia.
De acordo com com os pesquisadores, a redução está relacionada aos antioxidantes existentes na especiaria.
Chá
São grandes aliados contra o colesterol, porém o melhor para contribuir no combate contra o LDL é o chá-verde, isso porque o chá contém flavonóides com função antioxidante e ainda ajudam a combater a inflação nos tecidos.