10 benefícios do café para a sua saúde

Por Senhor Tanquinho

Há muito se pensa que o café faz mal para a saúde, mas a verdade, é que essa deliciosa bebida concede inúmeros benefícios para a saúde das pessoas que têm o hábito de consumi-la todos os dias.

Seja o café que já vem em pó, o café instantâneo ou aquele café em grãos que é moído apenas na hora do preparo, todos eles são benéficos para nossa saúde, e mesmo quem não gosta muito de café, o que é raro hoje em dia, deve cogitar a ideia de incluir, pelo menos, uma xícara de café na sua rotina diária.

Isso porque o café contém vários nutrientes que ajudam o nosso corpo a funcionar melhor, a combater doenças e, inclusive, no processo de emagrecimento.

Para conhecer mais sobre os benefícios do café para a saúde, continue lendo este artigo e veja 10 motivos que, sem dúvidas, irão te convencer a começar a tomar café todos os dias.

Aumenta a capacidade de concentração e a memória

O primeiro grande benefício do café já é conhecido por muitos. Por conta da alta quantidade de cafeína que ele possui, ele estimula a concentração, a memória e também o estado de alerta, além de ajudar a combater o sono excessivo.

Previne a depressão

Alguns compostos do café ajudam a combater os radicais livres, evitando assim a inflamação de algumas células nervosas, reduzindo o estresse e a ansiedade, o que significa que também ajuda a prevenir a depressão.

É eficaz contra dores de cabeça

Talvez você ainda não tenha reparado, mas muitos remédios para dor de cabeça contém cafeína em sua composição. Isso porque a cafeína contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ou seja, ajuda a reduzir os sintomas de dor de cabeça e a combater as tão incômodas enxaquecas.

No entanto, em algumas pessoas o efeito pode ser o contrário e ocasionar dores de cabeça, então, este é um benefício do café que pode variar de organismo para organismo.

Ajuda a combater o câncer

A maioria dos ácidos contidos no café ajudam a combater os radicais livres, portanto, são eficazes no combate ao câncer. Além disso, o café também diminui a quantidade de estrogênio presente em nosso organismo, ajudando a diminuir os riscos de câncer de fígado, mama, endométrio e cólon.

Contribui com o processo de emagrecimento

Este é um benefício que pouca gente tem conhecimento, mas que é muito importante, principalmente para quem deseja perder peso. O café é um poderoso termogênico, o que quer dizer que ele acelera a queima de gordura durante o dia e, principalmente, durante a prática de exercícios.

É eficaz contra a prisão de ventre

O café estimula a eliminação das fezes e também é muito eficaz contra a prisão de ventre. Isso acontece porque ele ajuda na contração dos intestinos e do estômago, principalmente o café solúvel, que contém altos níveis de magnésio.

Combate a doença de Parkinson

A cafeína incita a liberação de dopamina em nosso organismo, que trata-se de um neurotransmissor muito importante para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso. Quando este neurotransmissor está em falta, as chances de desenvolver a doença de Parkinson são bem maiores.

Por conta disso, o consumo diário de café é uma excelente maneira de diminuir os riscos dessa doença.

Ajuda a prevenir a diabetes

O café nosso de todo dia contém muitos antioxidantes que agem diretamente na proteção das células do pâncreas, melhorando a função da insulina e, consequentemente, atuando na regulação da glicose no sangue, o que ajuda a prevenir a diabetes.

Previne doenças cardiovasculares

Alguns dos ácidos contidos no café como o ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol são antioxidantes poderosíssimos que ajudam no combate aos radicais livres, melhorando assim a circulação sanguínea e deixando nossas artérias muito mais saudáveis. Diminuindo assim, os riscos de um ataque cardíaco, derrame e pressão alta.

Ajuda a aumentar a expectativa de vida

Por último, mas não menos importante, foi realizada uma pesquisa pelo Imperial College London (Colégio Imperial de Londres) onde foi estudada a relação entre a longevidade e o consumo diário do café, e os resultados foram mais surpreendentes do que era esperado.

O consumo diário do café aumenta a expectativa de vida, e as pessoas que consomem pelo menos uma xícara de café por dia, têm menos riscos de morrer por conta de algum problema no sistema digestivo ou no sistema circulatório.

Ou seja, finalmente, de uma vez por todas, o mito que rondava o café sobre ele fazer mal para a saúde, foi desmistificado. Então agora você já sabe que não há nenhum problema em tomar café todos os dias e que, inclusive, quem não tem este hábito, pode aderir sem nenhuma preocupação.

Então, se você é um adepto do bom e velho cafezinho, saiba que a sua saúde agradece.