Principais doenças e problemas de coluna

Entenda as características e as opções de tratamento existentes para esses problemas

Por Senhor Tanquinho

dor nas costas

Geralmente, o envelhecimento natural do corpo colabora para que as pessoas comecem a sofrer com doenças que atingem a coluna. Entretanto, problemas nessa região podem surgir por outros motivos, como ausência de atividade física, má postura, levantar peso em excesso e acidentes.

 

Não é por menos que muitos ortopedistas recomendam a compra dos melhores colchões para que a coluna possa descansar e não ser prejudicada. Entretanto, é importante entender quais são os problemas mais comuns que atingem a coluna, como eles se caracterizam e quais são as possibilidades de tratamento de cada um deles. Conheça mais sobre o tema no texto abaixo.

Hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando um disco vertebral, localizado entre as vértebras, desloca-se, saindo da sua posição natural, ou se rompe, o que causa compressão dos nervos da região. Essa é uma condição que pode acontecer tanto na região lombar quanto na cervical ou torácica.

 

Ela pode ser sentida pela dor que causa na coluna, que pode tanto ser localizada como irradiar para outras regiões do corpo, como braços e pernas. Dependendo da área afetada, ainda podem ocorrer outros sintomas, como sensação de fraqueza nos membros, sensação de queimação e formigamento.

 

A cirurgia pode ser recomendada pelo médico ortopedista em situações mais graves. Já nos casos mais leves, ele pode indicar tanto a realização de fisioterapia quanto o uso de remédios como anti-inflamatórios e analgésicos, aliviando a inflamação e a dor.

Escoliose

Um dos problemas mais comuns a atingir a coluna é a escoliose, uma deformidade vertebral que é caracterizada por uma curvatura na lateral da coluna, causando alterações estruturais. Em muitos casos, essa curvatura está ligada à rotação das vértebras, sendo que em casos mais graves, a partir de 60º, pode acontecer a diminuição da capacidade da expansão torácica.

 

Na maioria dos casos, a escoliose tem uma origem genética, sobretudo quando ela atinge os adolescentes. Nos adultos, a origem mais comum dela é a degeneração assimétrica dos discos vertebrais, que causam uma curva na coluna. Doenças neuromusculares, como é o caso da paralisia cerebral, também podem causar a doença.

 

Em alguns casos, o surgimento da escoliose pode estar relacionado à má postura, falta de atividade física ou ficar deitado, ou sentado por muito tempo com a coluna torta. O tratamento da escoliose vai depender da gravidade no caso. Nos casos mais leves, o médico pode indicar exercícios físicos como natação ou fisioterapia, além do uso do colete ortopédico. Nos mais graves, porém, a cirurgia é indicada.

Hiperlordose

No caso da hiperlordose, esta é uma condição caracterizada pela curvatura mais acentuada da coluna para dentro, ocorrendo tanto na lombar quanto na região cervical. Normalmente, ela acontece por fatores como sedentarismo, obesidade, má postura ou um enfraquecimento muscular progressivo, conhecido como distrofia muscular.

 

Outra possibilidade é que a hiperlordose aconteça durante a gravidez, ocasionado pela mudança na curvatura da coluna e do centro de gravidade do organismo. Assim, a parte inferior das costas acaba sendo puxada para frente, enquanto o abdômen é projetado para fora.

 

Neste caso, o ortopedista recomenda práticas de atividades físicas como pilates e natação para fortalecer os músculos do abdômen, responsáveis por dar sustentação à coluna. Outra possibilidade é realizar fisioterapia ou a recuperação postural global, conhecida como RPG.

Artrose na coluna

Também chamada de espondiloartrose ou osteoartrite, a artrose na coluna é uma doença causada pelo desgaste da cartilagem das vértebras. Essa condição pode atingir diferentes partes da coluna, como lombar ou a cervical, causando dor intensa nas costas, sobretudo ao se movimentar.

 

Ela costuma ser mais comum em pessoas idosas, mas também pode acometer os mais jovens. Sua causa também pode estar ligada ao excesso de atividade física, levantar muito peso ou acidentes.

 

Com a orientação de um ortopedista, é possível fazer o tratamento da condição, que promove o alívio dos sintomas. Assim, o médico pode indicar tanto a realização da fisioterapia quanto o uso de remédios como anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides, com a cirurgia sendo uma possibilidade em alguns casos.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos do corpo e isso inclui os da coluna. Esta é uma condição caracterizada pelos ossos se tornarem mais frágeis devido à diminuição da massa óssea, uma vez que o corpo humano perde a capacidade de metabolizar e absorver o cálcio, um mineral fundamental para a saúde dos ossos.

 

Assim, a doença costuma ocorrer em homens e mulheres acima de 50 anos, sendo mais comum nelas, especialmente após a menopausa. Como a doença não apresenta sintomas, é descoberta somente por meio da realização de exames de rotina, como densitometria óssea ou raio X.

 

Normalmente, o ortopedista indica o uso de remédios, como suplemento de vitamina D e cálcio, para estimular a produção de massa óssea. Também é recomendado que pessoas com osteoporose procurem incluir em sua dieta mais alimentos que tenham cálcio e vitamina D, seguindo as orientações de um nutricionista, para complementar o tratamento.