Dieta vegana: o que é e como manter uma saudável?

Por Senhor Tanquinho

Pesquisas comprovam que o consumo de carne em todo o mundo vem diminuindo, e isso é um fato. O vegetarianismo, por exemplo, baseia-se na rejeição desses alimentos. Ao querer dar um passo adiante e parar de consumir qualquer insumo de origem animal, isso é veganismo, não é apenas uma forma de se nutrir.


Quem segue uma dieta vegana evita ingredientes como mel ou corante de carmim (ou cochonilha) obtido de insetos, além de não comer nenhum tipo de carne e não consumir ovos, leite e seus derivados.

Também opta por não usar itens, acessórios e roupas de couro, lã ou seda, maquiagens e cosméticos com ingredientes de origem animal, produtos de limpeza e velas feitas de cera de abelha.

Os veganos ainda não frequentam lugares onde os animais são usados ??para recreação ou entretenimento, como circos, zoológicos ou parques. Os testes em animais também foram condenados.

Dito isto, o veganismo vai muito além da dieta e é um modo de vida que transcende as barreiras alimentares.

O que consumir em uma dieta vegana?

Existem muitas exceções no menu que podem parecer restritivas, mas não são.

Os planos alimentares são baseados em produtos à base de plantas, como grãos, legumes, nozes, oleaginosas, legumes, vegetais e frutas.

Portanto, a variedade de alimentos para escolher é bastante ampla.

É um erro pensar que os vegetarianos não obterão proteína sem comer carne – mas precisarão de mais atenção nesse quesito. Vale a pena saber que muitos alimentos à base de plantas também são ricos em proteínas (apesar de essas terem uma menor biodisponibilidade).

Principais alimentos para uma dieta vegana

Veja abaixo os principais alimentos que uma pessoa que consome uma dieta vegana tem disponível:

  • Salada de folhas, legumes e vegetais: Adicionar algumas gotas de limão ao tempero ajuda na absorção de ferro.
  • Salsa e cebolinha, que ajudam a prevenir a anemia.
  • Bebidas vegetais, sem ser o leite. Existem muitas variedades, como amêndoas ou castanhas. Ambos podem ser facilmente preparados em casa.
  • Cogumelos: Versáteis e ricos em proteínas. Dê preferência aos frescos, como cogumelos shiitake e shimeji.
  • Grãos e sementes: Sementes de gergelim preto e branco, sementes de abóbora, sementes de girassol, chia e quinoa são fontes de vitaminas do complexo B, aminoácidos, proteínas vegetais e vitaminas.
  • Feijão: Eles são uma importante fonte de proteína em uma dieta vegana. Alguns bons exemplos são lentilhas, feijões pretos e brancos, ervilhas, grão de bico, amendoim e soja.
  • Oleaginosas: Ricas em muitos nutrientes, também são uma parte importante de uma dieta vegana. No entanto, quem não quer ganhar peso deve ter cuidado, pois são calóricos naturais.
  • O consumo deve ser limitado. Alguns bons exemplos são as nozes, amêndoas, avelãs, castanhas, sementes de linho, sementes de chia, sementes de girassol e abóbora e sementes de gergelim.
  • Grãos: São a principal fonte de energia na dieta ocidental padrão. Prefira a versão integral, que lhe dará mais saciedade e concentra mais nutrientes. As escolhas mais comuns são trigo, arroz, aveia, quinoa, amaranto, centeio e milho.
  • Vegetais e legumes: Permitidos, mas alguns oferecem mais benefícios. É o caso do espinafre, mostarda, rúcula, escarola, inhame, couve, repolho, brócolis e agrião, que possuem folhas verde-escuras e, portanto, são uma ótima fonte de cálcio, ferro, ácido fólico e vitaminas.
  • Brotos: O cultivo de brotos contém muitos nutrientes e nos beneficiamos ao ingeri-los nesta fase. Há vários para escolher: alfafa, soja, feijão, lentilha e ervilha, entre outros.
  • Batata-doce: Esta é uma boa fonte de carboidratos.
  • Algas: São ricas em nutrientes como cálcio e ferro.
  • Frutas: Qualquer uma, mas seca, como damasco, passas, ameixas e tâmaras, é uma ótima alternativa aos doces à base de leite, com a vantagem de concentrar mais nutrientes e ser fonte de proteína.
  • Proteína de soja e "carne" de jaca: Ambos são os substitutos de alimentos de origem animal mais populares, sendo fontes de proteína vegana de boa qualidade.

Desvantagens de uma alimentação sem fonte animal

A vitamina B12, por exemplo, é importante para a produção de glóbulos vermelhos e o bom funcionamento do sistema nervoso e está presente apenas em alimentos de origem animal.

 

Em casos mais graves, sua deficiência pode levar à anemia, fadiga e até perda de memória.

 

Portanto, a solução é suplementar ou buscar alimentos ricos em nutrientes.

Suplementar é uma ótima maneira para a absorção dos nutrientes que estão “faltando”, sendo assim, os suplementos alimentares na Pure Mais são perfeitos para uma vida saudável.

 

O ferro é outro nutriente a ser observado, assim como o ômega-3, cálcio, proteína e zinco. Ao contrário da B12, eles podem ser encontrados em alimentos à base de plantas, mas vale a pena consultar um profissional de saúde sobre quanto você deve consumir para atender às suas necessidades individuais.

----------

O artigo acima é uma contribuição do parceiro Diego Andrade e não necessariamente concordamos com todas as informações disponibilizadas.