Trilha de bike: dicas fundamentais para iniciantes

Vai fazer uma trilha de bike? Confira agora tudo o que você precisa saber para preparar-se nesta aventura e ter ótimas experiências!

Por Senhor Tanquinho

ciclista

A prática de mountain bike é uma aventura que leva pessoas a percorrerem percursos dos mais tranquilos aos mais difíceis e desafiantes. Praticar trilha de bike é uma maneira de aproveitar o ar livre, as belas paisagens e realizar um bom exercício físico. Para quem está iniciando no universo das pedaladas, saiba que há muitos pontos para considerar antes de sair pedalando numa trilha.

Afinal, é essencial ter os melhores equipamentos, dar atenção a segurança e conforto, além de planejar muito bem o percurso.

Assim, se conquista ótimos resultados, muita saúde e bem-estar. Selecionamos dicas fundamentais para os iniciantes nessa modalidade. Aproveite a leitura!

Como se preparar para pegar uma trilha de bike?

Ao realizar qualquer esporte outdoor é fundamental ter um bom preparo físico, planejamento do percurso e equipamentos de qualidade, afinal só assim se garante diversão e segurança. Alguns cuidados devem fazer parte de sua rotina, tanto antes, durante e após a trilha. Então, anote já essas dicas e prepare-se para essa aventura!

Aposte em uma bicicleta adequada

Quando falamos do principal instrumento utilizado nessa aventura, destacamos que é primordial investir em uma bicicleta adequada. É fundamental optar por uma bike que suporte andar pelos mais variados tipos de solos durante o trajeto, além de aguentar desníveis e um longo caminho.

É por isso que recomendamos apostar em modelos próprios para mountain bike(MTB), por serem desenvolvidas especificamente com esse objetivo, promovendo um maior conforto, rendimento e ótimos resultados. Há modelos com quadro em alumínio, como também em outros materiais mais leves, como as de fibra de carbono.

Tenha os equipamentos de proteção e roupas adequadas

Destacamos no início desse artigo que a segurança é um dos pontos importantes ao considerar pegar uma trilha, e, por isso, você deve investir nos melhores equipamentos de proteção adequados ao seu perfil.

São eles: capacete ajustável, óculos com lentes fotocromáticas e luvas de proteção. Além disso, aposte em roupas apropriadas para ciclistas com refletivos. Por possuírem proteção UV contra os raios ultravioleta do sol e serem mais confortáveis eles fazem uma baita diferença. Aproveite e adicione as luzes sinalizadoras nas partes traseira e dianteira da bicicleta.

Faça um bom preparo físico

Realizar trilhas não é uma tarefa tão fácil, afinal, o caminho possui diferentes tipos de solos, o percurso é longo e as condições ambientais podem mudar de local para local. Comece um preparo físico na sua cidade mesmo para você testar seus limites, treinando em diferentes marchas e elevações de solo. Fazer exercícios de fortalecimento da musculatura também é essencial para evitar lesões e dores.

Compreenda o percurso

Mapeie todo o trajeto a ser rodado e estude bem o caminho. Prefira as trilhas que tenham o mesmo nível técnico que você. Busque informações do local e verifique sobre o tipo de terreno, clima, distância e outras variações singulares. Procure recomendações de outros ciclistas que já realizaram o trajeto.

Uma ideia é sempre levar um GPS acoplado no guidão da bike para mostrar todas as opções de caminho, caso ocorra alguma surpresa durante a pedalada.

Sempre vá acompanhado

Essa é uma atividade perfeita para fazer em grupo, seja pela motivação e diversão, como também por poder contar com alguém se acontecer algum acidente ou situação emergencial. Principalmente pelo fato de você ser iniciante no esporte, e, provavelmente não conhecerá bem as técnicas, trajeto e detalhes da prática.

Monte um kit para trilha

Aqui listamos um kit de primeiros socorros, acessórios para reparos na bike, opções de lanchinhos e de hidratação. Afinal, não estávamos de brincadeira ao salientar a importância de se preparar bem para uma trilha.

O kit de primeiros socorros pode compor itens básicos para ser utilizados em casos de acidentes com ferimentos, como curativos, compressas, ataduras e esparadrapos. Monte um compacto e sempre leve na sua mochila.

Também sugerimos itens para reparos simples nas bicicletas, como câmara de ar e bomba de enchimento, chave Allen, chave de corrente, kit de reparos pneus, entre outros. E para a alimentação e hidratação, água, bebidas energéticas, lanches leves, barrinhas em geral, entre outros.

Treine frear com segurança

É fundamental saber frear com segurança, principalmente quando for fazer uma trilha em que vai se deparar com caminhos de terra, areia e pedras. A frenagem é mais complexa e a bike desliza facilmente.

Também é necessário para saber como reagir em uma freagem repentina, ou ainda, haverá muitas subidas e descidas íngremes, curvas, entre outros motivos. Aprender a frenagem correta em cada uma dessas situações pode evitar acidentes.

Cuidado com a alimentação e hidratação

Antes de sair para uma trilha, sempre se prepare dias antes, com uma alimentação equilibrada e hidratação adequada. Lembre-se que seu corpo será forçado a queimar muitas calorias e fazer bastante esforço para completar a jornada.

Na data do percurso, alimenta-se e hidrata-se bem, sempre leve um lanchinho e opções para se hidratar durante o trajeto. Assim, evita que você passe mal ou que sofra acidentes devido à fraqueza causada por má alimentação.

Anotou tudo? Então comece já a preparar todos os detalhes para essa aventura tão incrível. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para que todos possam realizar trilha de bike de forma segura e divertida!