Hidroginástica: Conheça os maiores benefícios para as gestantes

Por Senhor Tanquinho

grávida

A hidroginástica está ganhando muita popularidade entre diversos grupos. O que era comumente associado à terceira idade, hoje já alcança praticantes de todas as faixas etárias e em diferentes condições físicas. 

 

Funcionários de uma administradora de condomínios e de outras empresas onde se trabalha sentado por muito tempo podem obter grandes benefícios de saúde com a prática da hidroginástica, por exemplo.

 

A noção de que a atividade pode ser uma aliada durante o período gestacional ainda está ganhando força, mas a realidade é que a hidroginástica é o melhor exercício para se praticar durante esses nove meses.

 

Desse modo, entenda melhor o que é a hidroginástica, quais benefícios ela pode trazer para a gestação e quais cuidados tomar para aproveitar o exercício ao máximo. 

O que é a hidroginástica?

A hidroginástica é uma modalidade de exercício realizada em piscinas abastecidas por tubos pead água muito recomendada para idosos, pessoas com problemas de mobilidade, pessoas obesas e, claro, gestantes.

 

O exercício envolve a prática de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular e é  considerado uma forma segura e eficaz de melhorar a saúde e a aptidão física, pois a água oferece suporte e resistência.

 

Pessoas com lesões ou condições médicas particulares podem realizar a atividade física com maior segurança por conta da absorção de impacto que a água proporciona.

Quais são os benefícios para as gestantes?

Por mais que, durante a gravidez, você possa se sentir trabalhando bastante manuseando uma máquina de lavar industrial, por exemplo, ficando exausta e sem energia, a hidroginástica é um exercício benéfico e muito indicado que pode, inclusive, aliviar esses sintomas. 

 

O aumento da circulação sanguínea causado pelos exercícios na água é importante para o bem-estar da gestante e do feto. Além disso, a hidroginástica pode ajudar a corrigir posturas erradas e a melhorar ela no geral, especialmente na fase final da gravidez. Veja outros benefícios desse exercício para o período gestacional.

Alívio da dor e da pressão

A água suporta o peso da gestante, aliviando a pressão sobre as articulações e ajudando a reduzir dores comuns durante a gravidez. 

 

Assim como é comum colocar os pés em uma bacia de água ou tomar um banho quente após um dia cansativo. Então, as atividades aquáticas podem aliviar dores físicas.

Redução do estresse

Exercícios são ótimos para a redução do estresse, pois ajudam a regular as taxas hormonais que ficam especialmente descontroladas durante a gestação.

 

Alguns exercícios na água carregam ainda uma memória subconsciente desse mesmo período. Porém, referente ao período do desenvolvimento. O ambiente aquático é muito similar ao interior do útero cheio de líquido amniótico em que o bebê cresce.

 

Esse tipo de memória é ativada quando passamos por situações que geram tristeza ou estresse. É comum nos encontrarmos na chamada “posição fetal”, exatamente por buscarmos simular o ambiente mais seguro e confortável que nós conhecemos. 

Preparação para o parto

A hidroginástica pode ajudar a fortalecer os músculos que são importantes durante o parto, melhorando a capacidade da gestante de lidar com as contrações e o parto em si.

 

O trabalho de avaliação de imóveis, muitas vezes, exige bastante de nós, e para uma gestante, o esforço é ampliado. Exercícios leves e que desenvolvem o condicionamento físico ajudam a fortalecer o corpo e prevenir problemas de saúde para a mãe e o bebê.

 

Em geral, a hidroginástica é uma forma segura e eficaz de manter-se ativa durante a gravidez, desde que sejam seguidas as recomendações do médico e se tenha cuidado com as posturas e os exercícios escolhidos.

Existe alguma contraindicação?

Assim como toda atividade física, há casos de contraindicação da atividade. Antes de começar qualquer tipo de exercício durante a gravidez, consulte seu médico e veja quais são as recomendações. 

 

Algumas condições médicas específicas também podem afastar a mulher das atividades físicas, como:

 

  • Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.