Conheça os cuidados com a saúde nasal e auricular

Hábitos de higiene e uso correto de acessórios no dia a dia podem reduzir problemas como inflamações e alergias

Por Senhor Tanquinho

spray nasal

Quando o assunto é manter a saúde em dia, muitas pessoas associam o tema a ações como se exercitar e comer de forma saudável. Entretanto, manter os mesmos cuidados com higiene e beleza afeta diretamente na saúde e bem-estar, principalmente em áreas sensíveis do corpo, como pele, nariz e ouvidos.

 

A atenção deve ser redobrada, especialmente, para quem faz uso de piercings, brincos e outros acessórios nas orelhas e narinas. Outro fator que exige maior cuidado é a existência de alergias e outros problemas de saúde, como surdez, labirintite e inflamações recorrentes.

A importância de cuidar corretamente de áreas sensíveis do corpo

Uma rotina de higiene básica inclui o uso de água e sabão em todas as partes do corpo, especialmente dobras e áreas úmidas. Além disso, escovar os dentes e secar completamente o corpo antes de vestir peças de roupa são hábitos essenciais para garantir a saúde por completo do corpo.

 

Mesmo que não seja lembrada de forma constante por um bom número de pessoas, a limpeza de áreas como narinas e ouvidos é fundamental para a saúde. Por serem cavidades expostas ao ambiente, elas estão mais suscetíveis a acumular sujidades no dia a dia, o que pode gerar problemas de saúde se não higienizadas corretamente.

Cuidado é redobrado para pessoas alérgicas e em ambientes específicos

Principalmente no inverno, ou em épocas com mudança repentina do clima, doenças como rinite e sinusite afetam um grande número de pessoas. Além do uso de medicamentos para reduzir os sintomas, manter a região nasal higienizada auxilia na recuperação e evita agravamento do quadro.

 

Quem pratica esportes como natação, ou passa muito tempo em locais com alta concentração de poeira e exposição à poluição, também deve dedicar maior cuidado à região. Secar bem o interior dos ouvidos, fazer uso regular de máscaras e outros itens de proteção garantem que os órgãos sejam menos afetados.

Dicas para melhorar a saúde nasal e auricular

As dicas a seguir valem mesmo para pessoas que não possuem nenhum tipo de problema de saúde nos ouvidos e narinas, mas que querem se prevenir. Muitas delas podem ser inseridas na rotina de higiene habitual, e ensinadas desde cedo para crianças e adolescentes. 

Fazer a limpeza básica durante o banho

Toda rotina de higiene passa pelo banho. No caso do sistema auricular e nasal, a limpeza pode ser feita utilizando a ponta dos dedos, de forma suave. Dê preferência para uso de sabonetes neutros, ou ainda com auxílio de uma toalha suave para remover camadas de sujeira superficiais, principalmente atrás dos lóbulos e entrada das narinas.

Secar corretamente os orifícios auriculares

Após o banho, não se esqueça de secar por completo a parte externa dos ouvidos, principalmente após a imersão em piscinas e banheiras. Dê uma atenção maior à parte traseira das orelhas, e também a furos de brincos e piercings.

 

Utilizar soro fisiológico e soluções nasais

Em dias secos, o soro fisiológico e outros medicamentos de base salina podem ser os melhores amigos de quem quer respirar melhor. Eles ajudam a manter a região umedecida, reduzindo o acúmulo de poeira, secreções e consequentemente fissuras e reações alérgicas frequentes, como espirros.

 

Usar cotonetes de forma regular e sem exageros

O cotonete pode ser usado tanto para a higienização da região nasal quanto auricular. A principal dica é não introduzir a haste de forma profunda, esfregando suavemente as partes que acumulam mais cera e outras sujidades. No nariz, o cotonete pode ser umedecido com soro fisiológico ou outro líquido salino para limpar sem agredir o interior.

Manter proteção em locais com alta exposição de agentes nocivos

Pessoas que trabalham em locais com muita poeira, ou expostas a materiais que podem ocasionar reações alérgicas, devem proteger as narinas corretamente. Aqui é válido o uso de máscaras e outros itens de proteção que reduzam a inalação dessas partículas.

 

No caso dos ouvidos, o uso de protetores auriculares reduz os danos da exposição a barulho excessivo. Controlar o volume dos fones de ouvido no dia a dia, e fazer a higienização correta, especialmente dos modelos intra-auriculares, é essencial para evitar problemas de saúde a longo prazo, como perda da audição e infecções.