O que tomar para ganhar massa muscular: 6 suplementos!

Começou na musculação e quer complementar a sua alimentação? Confira aqui o que tomar para ganhar massa muscular e conquistar melhores resultados!

Por Senhor Tanquinho

músculos

Está buscando mudar o shape com a musculação? Então será preciso prestar atenção em alguns aspectos, além dos exercícios físicos. A alimentação e nutrição é um deles. Afinal, para o ganho de massa muscular é fundamental ter refeições adequadas para suas necessidades.

No entanto, na correria do dia a dia ou por outros motivos, pode ser difícil ingerir todos os nutrientes necessários. A partir disso, pode ser utilizado suplementos para complementar essa demanda de maneira mais prática, mas sempre através de uma orientação de um profissional da saúde.

Quer saber quais suplementos podem te ajudar nessa finalidade? Confira a seguir!

Suplementos para apostar no processo de ganho de massa muscular

Quando o objetivo é aumentar a massa magra, os suplementos podem contribuir de maneira eficiente. Não só nisso, mas também podem atuar na performance durante a prática de exercícios e, após, no processo de recuperação.

Nesta questão, os suplementos a base de proteína ganham destaque. Essas opções auxiliam no ganho de massa muscular, conforme foram comprovados em estudos científicos.

No entanto, os suplementos alimentares não são uma solução mágica para esse objetivo. Eles são apenas um complemento à alimentação, em conjunto com a prática regular de exercícios físicos, entre outros hábitos saudáveis.

É fundamental manter uma dieta equilibrada, com a ingestão adequada de alimentos fontes de todos os nutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, etc.

E ainda, destacamos que a ingestão de altas quantidades desses suplementos pode provocar prejuízos à saúde. Um exemplo disso, é a possibilidade de causar insuficiência renal. Por isso, é crucial ter o acompanhamento de um médico ou nutricionista. Dessa forma, a orientação será individualizada, conforme suas condições e necessidades.

Dito isso, vamos falar dos suplementos alimentares que apresentam melhores resultados para esse objetivo. Confira:

1. Whey protein

É um dos suplementos que pode te ajudar a complementar as quantidades de proteína. Pode auxiliar no ganho de músculos, sendo um dos mais utilizados. É feito a partir do soro do leite animal, mais comumente de vaca, ovelha ou cabra, geralmente encontrado em pó através de sachês ou potes com dosadores.

Dentre suas funções, ajuda no ganho de força e de desempenho físico durante os exercícios. No mercado, são encontrados alguns tipos, sendo o concentrado com maior carga de calorias, devido à sua composição. Já o isolado e hidrolisado possuem menos calorias.

A quantidade para ingerir dependerá de suas necessidades nutricionais. No geral, é utilizado cerca de 20 a 30 g ao dia. Pode ser misturado com água ou realizado receitas com esta substância. A recomendação é tomar até 30 minutos antes ou após os treinos.

2. Colágeno

Outro suplemento a base de proteínas que pode ser utilizado é o colágeno. Os estudos demonstram que colágeno hidrolisado BodyBalance promove benefícios tanto na recuperação quanto na formação dos músculos. É uma matéria-prima importada da Alemanha.

Esse suplemento possui um formato de boa absorção pelo organismo, e ainda, não sofre modificações em sua estrutura durante o processo de digestão. Dessa forma, pode atuar especificamente nos tecidos musculares, contribuindo nesse objetivo.

Por isso, aposte em colágeno hidrolisado para ganho de massa muscular, com a melhor matéria-prima do mercado, de preferência, tomar após a prática da atividade física, cerca de 2 dosadores ao dia.

3. Creatina

É um aminoácido que também atua nesse objetivo. Sua suplementação apresenta muitos benefícios, como na performance durante os treinos. Possui papel no ganho de massa magra, além de poder evitar lesões durante os treinos.

Dentre seus tipos, a forma mais recomendada é a monoidratada, por apresentar melhor absorção e resultados. A dose varia entre 3 a 5g por dia, todos os dias, independentemente se treinou ou não.

4. BCAA

Outra opção para tomar pensando em aumento da massa magra. É um conjunto de aminoácidos valiosos para o organismo, com benefícios também para o desempenho físico.

A ingestão precisa ser adequada às suas necessidades individuais e indicações de cada marca. Observe também os horários, que podem variar conforme a estratégia utilizada.

5. Glutamina

Este é um aminoácido indicado para melhorar o desempenho em treinos intensos e prolongados em atletas. Promove também aumento de massa magra e atua no processo de recuperação.

Já em relação à ingestão, pode variar entre 8 a 15 g diárias, misturada a água ou suco, ou conforme recomendação do nutricionista ou médico.

6. Proteínas vegetais

Temos as proteínas de ervilha, arroz ou semente de abóbora para suplementar, ideal para os veganos de plantão ou pessoas que buscam outra alternativa. Possuem conteúdo de alta qualidade, muito similar ao de origem animal.

Atuam no ganho de massa muscular e melhoram a resistência física. A ingestão é de em média 30 g ao dia. Pode-se adicionar em água ou suco, ou ainda, às frutas.

Gostou de conhecer essas opções de suplementação? Agora que você já sabe o que tomar para ganhar massa muscular, aproveite para compartilhar esse artigo com um amigo que precisa saber disso!