10 exames de rotina que precisam estar na sua lista

Exames de rotina que você deve manter sempre em dia e não se esquecer de fazer

Por Senhor Tanquinho

exames

Cuidar da saúde é umas das coisas mais importantes que podemos fazer pelo nosso corpo. Manter uma rotina saudável e ter hábitos que sejam conscientes auxilia numa vida mais tranquila. Existem vários detalhes que não devem passar despercebidos, mesmo que no dia a dia, como beber bastante água, hidratar a pele, e claro, manter os exames em dia.


Ter uma rotina médica é muito importante para a saúde, por isso, fazer exames periodicamente é o principal conselho para manter o controle sobre o que está acontecendo com o nosso corpo. Se você não sabe quais exames devem ser mantidos em dia, nós vamos te ajudar.


Abaixo você confere uma lista com 10 exames que não podem ficar de fora da sua lista.


  1. Glicemia em jejum

Esse exame serve para medir o nível de glicose presente na nossa circulação sanguínea, e é muito importante que esteja sempre em dia. É com ele que identificamos casos de diabetes ou pré-diabetes, além de ser importante para  o controle de quem já tem o diagnóstico.


  1. Hemograma

O hemograma é o exame mais tradicional entre os exames de sangue, e deve ser repetido ao longo do ano. Ele analisa se o nosso corpo está em pleno funcionamento, conferindo os leucócitos e as hemácias (glóbulos brancos e vermelhos), o nível das plaquetas e a coagulação do sangue.




  1. Colesterol e triglicerídeos

Esse é um exame de rotina importante, pois avalia a quantidade de gordura presente no sangue. Caso esses níveis estejam altos demais, pode indicar o entupimento das veias, que pode causar infarto e possíveis acidentes cardiovasculares cerebrais. Mantenha esse exame sempre em dia.


  1. Exames de urina

É a partir do exame de urina que conseguimos identificar doenças nas células, e a presença de bactérias ou cristais. Com um simples exame de urina é possível analisar doenças como: desidratação, infecções, tumores e hipertensão arterial. Por isso é tão importante manter esse exame em dia.


  1. Ureia e creatina

Com esses exames, é possível analisar como está o funcionamento dos seus rins, o que é superimportante, e identificar possíveis problemas que, muitas vezes, não apresentam sintomas e podem estar num estágio mais precoce ou mais avançado.


  1. Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de imagem que analisa as condições e o funcionamento do seu coração a partir de cores e ondas sonoras. Ele serve principalmente para verificar o fluxo sanguíneo dentro das chamadas câmaras cardíacas.


  1. Teste ergométrico 

O teste ergométrico serve para analisar como está o funcionamento do seu sistema cardiovascular, sendo feito sob estímulo. Geralmente é um exame de esforço físico, realizado em uma esteira ou em uma bicicleta ergométrica.


  1. Ácido úrico

Pode até parecer um exame estranho, mas é muito comum que os cristais causados pelo ácido úrico se acumulem nos rins e até mesmo nas articulações — e níveis acima do normal de ácido úrico podem causar hipertensão arterial. Por isso, é tão importante que esse exame esteja sempre em dia. 


  1. Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é outro exame que analisa diretamente o funcionamento do coração, mas, nesse caso, ele mede a atividade elétrica do órgão e verifica possíveis problemas cardíacos.


  1. TSH e T4 livre

Esses dois exames também são muito importantes e devem sempre estar na sua lista de exames de rotina. A partir desse exame, é possível identificar se uma pessoa tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo, já que ele avalia a glândula tireoide. Alterações nessa glândula podem causar problemas mais graves, por isso esteja sempre em dia com esse exame.