7 ideias inovadoras de marketing de saúde 2023
Comercializar uma prática médica pode ser uma tarefa esmagadora. Mesmo que você tenha encontrado algum sucesso, as coisas estão mudando e evoluindo continuamente e é fácil que as iniciativas fiquem estagnadas ou ineficazes.
A partir do momento que saúde financeira do seu negócio ou mesmo caso tenha feito um empréstimo para autônomo com finalidade de investimento, criar ou tentar algo novo é sempre uma ótima ideia em qualquer prática. Bons profissionais de marketing entendem o valor de testes A/B regulares e novas formas inovadoras de alcançar e envolver sua base de pacientes.
Eu concordo plenamente, então compilei uma lista das ideias de marketing de saúde mais eficazes e algumas ligeiramente fora da caixa para experimentar em sua prática médica.
7 ideias criativas de marketing para organizações de saúde
1. Realize uma auditoria de SEO de sites médicos
Como você pode decidir quais estratégias médicas de SEO você precisa seguir se não sabe o que está acontecendo agora?
Seu site é o ativo digital mais importante para o seu negócio, especialmente quando se trata de classificação alta em SERPs para palavras-chave relacionadas à sua especialidade ou área geográfica.
Com as centenas ou milhares de atualizações de algoritmos que o Google lança anualmente, é fundamental verificar, verificar novamente e atualizar continuamente o conteúdo e a estrutura do site.
Uma ferramenta de auditoria de SEO identificará quaisquer erros, pontos fracos ou áreas de melhoria em seu site e fornecerá um roteiro para seu plano de SEO para médicos .
Qual é a pontuação atual de velocidade da página do seu site médico?
A velocidade da página e os tempos de carregamento desempenham um papel importante na classificação da página e no SEO geral do seu site.
Por que? Porque se alguns clicarem em um resultado de pesquisa para o seu site e a página demorar muito para carregar, a saída do Google começará a correlacionar essa página como um resultado ruim para uma determinada consulta. Em seguida, começará a diminuir sua posição geral nos resultados da pesquisa, diminuindo sua posição no ranking.
Quantos backlinks de qualidade você tem apontando para o seu site? Alguns deles agora estão quebrados?
Backlinks são um dos sinais de classificação mais críticos para as páginas. Ter backlinks de alta QUALIDADE (quantidade não significativa) para uma página mostrando ao Google que a página tem “autoridade” e aumenta a probabilidade de ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Links quebrados ou links tóxicos podem fazer o oposto e prejudicar sua classificação, então você precisa prestar atenção na construção de backlinks de qualidade e corrigir quaisquer links quebrados ao longo do caminho.
Usar uma ferramenta como AHrefs ou SEMRush fornecerá um relatório de auditoria de backlink detalhado que é extremamente útil.
Você está aparecendo para os serviços e procedimentos médicos certos?
Você já executou um relatório ou começou a rastrear onde suas páginas estão classificadas para as palavras-chave mais importantes para sua prática?
Isso é essencial para rastrear seus esforços locais de SEO, e existem centenas de ferramentas úteis por aí, pagas e gratuitas para fazer isso.
Comece com o Google Search Console, a prática (e GRATUITA!) ferramenta para webmasters do Google que mostrará onde você classifica para consultas, impressões, taxa de cliques e muito mais.
Somente com esta ferramenta gratuita, você pode rastrear um mundo de informações úteis.
Você precisa reestruturar as páginas do seu site para que seja mais fácil para o Google rastreá-las?
O Google depende quase 100% de bots para rastrear a web e enviar sinais de volta ao seu algoritmo para classificar bilhões de sites. Não há como um exército de pessoas verificar manualmente trilhões de pontos de dados, então esta é a única maneira de fazer isso acontecer.
Portanto, seu site precisa ser configurado para “falar” a linguagem desses bots e tornar o mais fácil possível para eles entenderem onde estão as coisas, qual conteúdo é mais importante, o que é e faz o seu negócio e muito mais.
Sem isso, você está deixando isso ao acaso e apenas cruzando os dedos e esperando que o Google tome a decisão certa sobre em quais consultas suas páginas precisam aparecer.
Uma das coisas mais importantes a fazer é:
Adicione a marcação de esquema ao cabeçalho do seu site.
O que é marcação Schema? De acordo com Neil Patel , “Schema markup é um código (vocabulário semântico) que você coloca em seu site para ajudar os mecanismos de busca a retornar resultados mais informativos para os usuários”.
Joel Hall criou uma ferramenta de marcação de esquema bacana que pode ajudá-lo a construí-lo para o seu site sem percorrer o código. Depois de criá-lo, envie ao seu desenvolvedor da web para adicionar no cabeçalho do seu site. Você pode usar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google para verificar se tudo está no lugar certo.
Seu site médico contém erros de rastreamento, 404s, tags H ausentes etc.?
Estas são todas as perguntas que você precisa saber sobre o seu site. Ter uma auditoria de SEO abrangente de seu site de prática médica lhe dará uma compreensão clara de sua pegada digital atual e que marketing precisa ser feito para aumentar sua classificação no Google.
2. Usando o Instagram para Práticas Médicas
O Instagram é uma das plataformas de mídia social que mais cresce no mercado. 35% dos adultos estão no Instagram , com impressionantes 64% entre 18 e 29 anos e 40% entre 30 e 49 anos. As plataformas de mídia social são um grande contribuinte para o SEO online para sua prática médica.
O Instagram é uma plataforma visual que oferece uma excelente oportunidade de se conectar com seu público de maneira diferente e trazê-los para sua prática sem que eles pisem lá dentro.
Se você é médico da área de estética ou cosmética, o Instagram pode ser uma ferramenta fantástica para gerar novos pacientes. Utilizar o Instagram para compartilhar pacientes atuais e anteriores antes e depois e resultados estéticos bem-sucedidos pode ser uma ótima exposição para sua prática e mostrar suas capacidades avançadas como cirurgião.
O Instagram também utiliza uma pesquisa exclusiva e segmentação geográfica para ajudar a colocá-lo na frente de seu perfil demográfico de pacientes ideal. O Instagram pode funcionar como uma ferramenta de marketing para exibir seus médicos, mostrar resultados, fornecer excelentes maneiras de atingir seu público-alvo, promover promoções e eventos e impulsionar o SEO. Ao implementar o Instagram para sua prática médica, é crucial mantê-lo limpo e consistente com os serviços de sua marca médica.
Um Instagram de sucesso deve ter:
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Se você já reivindicou e atualizou sua listagem, certifique-se de ter concluído todas as áreas da conta, incluindo cinco categorias, fotos, descrição da empresa e muito mais.
Dica profissional: para a descrição da empresa, certifique-se de que as palavras-chave de localização sejam usadas nas primeiras 1-2 frases da descrição. Exemplo: se você possui uma clínica odontológica em Austin, TX, certifique-se de que “Austin odontológica”, “consultório odontológico em Austin” ou alguma variação ocorra logo de cara para ajudar o Google em uma pesquisa baseada em proximidade.
Depois de atualizar a listagem do Google Meu Negócio, sua estratégia de SEO local acaba de começar mensalmente. O próximo passo é a construção de citações . Existem centenas ou milhares de diretórios que existem online. Você precisa estar constantemente verificando, atualizando, verificando e adicionando suas informações de prática NAP (nome, empresa, telefone) a eles mensalmente.
Comece com o mais importante com base no volume de pesquisa mensal e na autoridade do domínio (Yelp, Facebook, Healthgrades) e vá descendo. Esses diretórios enviam sinais de classificação para seu Google Meu Negócio e trabalham juntos para melhorar a classificação de sua listagem para pesquisas locais.