O que não pode comer quando faz tatuagem (e o que comer)

Fez uma tatuagem e quer garantir que nenhum imprevisto aconteça? Então veja a seguir o que não pode comer após passar por esse procedimento, assim como algumas dicas de alimentos indicados que ajudam na cicatrização!

Por Senhor Tanquinho

tatuagem

O momento pós-tatuagem gera muitos debates em relação ao que pode e ao que não pode comer após passar pelo procedimento. Assim, acaba gerando inúmeras dúvidas na cabeça de quem fez uma tatuagem recentemente.

 

Todavia, podemos afirmar que existem sim alimentos que não devem ser ingeridos após fazer uma tatuagem, pois eles possuem propriedades inflamatórias que são capazes de trazer prejuízos para o corpo humano. Porém, existem outros ótimos alimentos que podem ajudar. 

 

Então, resolvemos criar esse texto para ajudá-los a solucionar os mitos que rodeiam esse tema e tirar de uma vez por todas as suas dúvidas acerca do que pode comer quando faz tatuagem e o que não pode. Portanto, continue a leitura abaixo e saiba mais.

Por que alguns alimentos não são indicados para consumo após fazer uma tatuagem? 

Existem certos alimentos que, como dito anteriormente, possuem propriedades capazes de impedir o processo de cicatrização do corpo. Lembre-se que após fazer uma tatuagem, a sua pele está com uma ferida aberta.

 

Sendo assim, existem alimentos que podem causar até mesmo infecções na pele, bem como retardar a cicatrização e impedir que a pele feche aquela ferida.

 

Dessa forma, o ideal é ficar longe desses alimentos e evitar correr riscos.

O que não pode comer quando faz tatuagem?

A partir de agora, você confere uma relação com os principais alimentos que não devem ser consumidos após fazer uma tatuagem. O ideal é esperar de 2 a 4 semanas para consumi-los:

Alimentos embutidos 

Os alimentos embutidos são péssimas opções para consumo após fazer uma tatuagem. Entre eles, podemos citar o presunto, carne seca, charque, mortadela, salame e salsicha.

Comidas ricas em açúcar 

As comidas ricas em açúcar também são vilões na vida de quem acabou de fazer uma tatuagem. Entre eles, temos os biscoitos recheados, bolos, tortas, sorvetes, doces, chocolate, sucos de caixinha e refrigerantes. 

Alimentos ricos em gorduras 

Algumas comidas ricas em gordura são extremamente prejudiciais e podem causar infecções na pele de quem fez uma tatuagem recentemente. 

Cereais refinados 

Embora muita gente acredite que os cereais refinados podem ajudar na cicatrização da pele, saiba que eles causam o efeito contrário. É ideal evitar macarrão branco, farinha branca e pão branco.

Carnes gordurosas 

É interessante evitar carnes gordurosas como carne de pato, costelinha e picanha.

Frutos-do-mar 

Tanto o caranguejo quanto o camarão também não devem ser consumidos nas primeiras 4 semanas após a tatuagem.

Alimentos industrializados 

Aqui, trazemos os molhos prontos, os sachês, temperos em cubo, macarrão instantâneo, fast food, iogurte integral e leite integral

Bebida alcoólica 

Por fim, temos um dos principais alimentos que devem ser evitados após fazer uma tatuagem, que são as bebidas alcoólicas como espumante, vinho e cerveja.

 

Cada uma das opções trazidas são responsáveis por interferir na cicatrização e favorecer o surgimento de diversos tipos de doenças crônicas, como aterosclerose, diabetes e colesterol alto.

O que acontece se consumir os alimentos mencionados? 

Consumir os alimentos citados no próprio anterior após fazer uma tatuagem pode estimular o processo de inflamação da pele, resultando no surgimento de sintomas e sinais como: 

 

  • escrivaninha para anotar esses alimentos trazidos a seguir:

    Cereais integrais

    Os cereais são ótimos alimentos que ajudam na cicatrização de sua tatuagem, por exemplo, o pão, o arroz e macarrão integrais. 

    Vegetais e Frutas

    Os vegetais e frutas são alimentos mais recomendados para manter-se saudável, da mesma forma, eles são ideias para auxiliar na hora de cicatrizar sua tatuagem, como tomate, cenoura, laranja, caju, morango, romã e tangerina.

    Proteínas Magras

    Dentre as proteínas magras para prevenir inflamações, temos: peito de frango, ovo, carne bovina magra.

    Alimentos Ricos em Zinco e Ômega 3

    Os alimentos ricos em zinco são as nozes, azeites, sementes de linhaça e amêndoas. E os ricos em ômega 3 são gérmen de trigo, gergelim e sementes de abóbora.

    Especiarias Naturais e Ervas

    Para quem quer cicatrizar e prevenir inflamações nas suas tatuagens, saiba que pimenta, tomilho, hortelã, cúrcuma, alecrim e coentro são alimentos excelentes. 

     

    Além disso, se você quer realmente se manter saudável e auxiliar no processo de cicatrização da tatuagem, saiba que é importante beber muita água. 

     

    Sendo assim, você deve ingerir pelo menos 2 Litros de água por dia, pois, ela é fundamental para auxiliar no transporte de nutrientes, melhora a elasticidade da pele e, como consequência, pode promover uma boa cicatrização.

    Conclusão 

    Considerando o exposto, temos que existem alguns alimentos que realmente podem trazer prejuízos à saúde de quem acabou de fazer uma tatuagem. Todavia, isso é justificado pela propriedade inflamatória que possuem e não pela crença popular.

     

    Além disso, existem ótimos alimentos que realizam o processo inverso, ajudando na cicatrização e trazendo propriedades que evitam a inflamação.

     

    No texto de hoje, você conferiu tanto opções para evitar quanto aquelas que são excelentes para ajudar no processo.

     

    Portanto, esperamos que o texto tenha tirado todas as suas dúvidas em relação aos alimentos que podem e não podem ser ingeridos após fazer uma tatuagem. Nos vemos novamente no próximo post. Até breve!