Principais indicações do psyllium
O psyllium é o nome popular dado para as fibras da casca da semente da planta Plantago ovata, uma espécie nativa da Ásia, África e região mediterrânea. E atualmente, as fibras da casca dessa semente estão sendo utilizadas ao redor do mundo como um suplemento alimentar por causa de seus benefícios para a saúde.
Então, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a entender melhor sobre o psyllium e as suas principais indicações. Dessa forma, vai ser muito mais fácil entender se o psyllium é a melhor opção de suplemento alimentar para as suas necessidades.
Quer saber quais são as principais indicações do psyllium e os benefícios do suplemento? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!
Combate à prisão de ventre
O psyllium é um laxante natural bastante eficaz, sendo a opção ideal de suplemento para combater a prisão de ventre. Isso acontece porque o psyllium é constituído por cerca de 55% de fibras, que possuem uma grande capacidade de se ligar à água presente no organismo.
Dessa forma, é possível aumentar o teor de água nas fezes, resultando em fezes mais volumosas e moles, auxiliando pessoas com problemas de constipação intestinal. Além disso, o psyllium também tem mostrado resultados bastante eficientes no tratamento de outros problemas intestinais, como:
- Câncer de Cólon.
E além de sua grande quantidade de fibras que ajuda no combate à prisão de ventre, o psyllium também produz poucos gases no organismo, sendo especialmente recomendada para não causar sintomas gerados pela produção excessiva de gases.
Controle do colesterol
Outra indicação do psyllium é para auxiliar no controle do colesterol no organismo. Isso acontece porque o psyllium se liga ao colesterol LDL, o colesterol “ruim”, no intestino, impedindo que ele seja absorvido pelo organismo. Essa ação, por sua vez, contribui para a diminuição do colesterol total e do colesterol LDL no sangue, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Em um estudo com 209 pacientes com colesterol alto, onde todos tinham pelo menos um fator de risco para doenças cardiovasculares, o consumo de 14 g por dia de psyllium reduziu significativamente os níveis de colesterol total e LDL, bem como os níveis de triglicérides.
Controle da glicemia
A terceira principal indicação do psyllium é de auxiliar no controle da glicemia, uma vez que a substância retarda a absorção do açúcar dos alimentos após as refeições. E por retardar a absorção do açúcar pelo sangue, o psyllium permite um controle mais eficiente dos níveis de glicemia, sendo um importante aliado para pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.
Além disso, por reduzir a resposta glicêmica no organismo, o psyllium também ajuda a diminuir a estimulação da síntese de colesterol pela insulina.
Promoção da saúde intestinal
Outra indicação do psyllium está em promover a saúde intestinal. Isso acontece principalmente porque as fibras presentes na substância atuam como um prebiótico, ou seja, atuam como alimento para as bactérias do intestino, contribuindo para o equilíbrio da flora intestinal.
E consequentemente, essa ação ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a digestão dos alimentos e evita diversos problemas intestinais causados pelo desequilíbrio da flora intestinal.
Auxílio na perda de peso
A quinta principal indicação do psyllium está em auxiliar a perda de peso. Isso acontece por dois motivos: o primeiro sendo por aumentar a saciedade por causa da grande quantidade de fibras.
O segundo é que o psyllium também auxilia na regulação do metabolismo, otimizando a queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso. Porém, para que o psyllium funcione corretamente no organismo e ajude na perda de peso, é importante manter uma dieta equilibrada e consumir a quantidade adequada de água diariamente.
E além disso, para potencializar os efeitos do psyllium independente da indicação, é sempre uma ótima opção consultar um especialista. Dessa forma, você vai poder utilizar a quantidade adequada da substância para ter os melhores resultados e aproveitar os benefícios da substância com muito mais segurança
Agora você já sabe quais são as principais indicações do psyllium e quais são as formas que a substância atua no organismo. Então que tal consultar seu nutricionista para entender suas necessidades energéticas e encontrar a melhor dosagem de psyllium para a sua dieta?