Autocuidado requer atenção à vida social e intelectual

Além do cuidado estético, conexões sociais e atividades cognitivas promovem bem-estar.

Por Senhor Tanquinho

O autocuidado é uma forma de melhorar a qualidade de vida. Mas engana-se quem pensa que a prática se restringe aos cuidados estéticos, ela também requer atenção às relações sociais e à intelectualidade, como destacam estudos e autoridades de saúde.

 

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) buscou entender como a população brasileira cuida de si. Os resultados mostraram que 87% dos entrevistados veem a alimentação saudável como a principal definição de autocuidado, já que diminui a probabilidade de ficar doente.

 

Manter uma rotina saudável, com uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos, é uma forma de autocuidado que contribui para aumentar a qualidade de vida, mas não é a única. “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”, como define a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, outras práticas de autocuidado também são recomendáveis.

 

De acordo com a OMS, há técnicas de relaxamento do corpo que podem ajudar a melhorar a saúde física e mental. Entre elas estão as massagens, como a drenagem linfática, a modeladora, e a terapêutica.

 

Cada tipo de massagem é indicado de acordo com as demandas individuais do paciente. Dessa forma, os benefícios e os valores variam conforme cada técnica. Para diminuir o inchaço e a retenção, a orientação é avaliar o preço da drenagem linfática.

 

Para quem procura a sensação de um corpo mais firme, uma opção é a massagem modeladora, que estimula a circulação sanguínea e o metabolismo. Já para o alívio de dores resultantes do estresse, da má postura ou de esforços repetitivos, especialistas recomendam a massagem terapêutica. 

 

Para quem busca se aprofundar nas técnicas, é possível investir em um curso de massagem em São Paulo ou outras cidades do Brasil. Além de permitir a oferta do serviço para quem tem interesse, o conhecimento individual também permite a realização da prática como autocuidado.

Autocuidado social e intelectual podem caminhar juntos

 

Para além dos cuidados estéticos, o autocuidado social e o intelectual também merecem atenção, pois favorecem a saúde emocional, conforme destacam estudos e autoridades de saúde. 

 

De acordo com estudo realizado pelas pesquisadoras do Instituto Federal do Espírito Santo, Yassana Marvila e Mirian Cardoso, cercar-se de pessoas que fazem bem é uma forma de autocuidado que beneficia todas as partes envolvidas.

 

Praticar empatia, participar de grupos que tenham assuntos e interesses em comum e aproveitar convites e oportunidades de estar com pessoas que trazem energias positivas são práticas que ajudam a reduzir o estresse e a depressão, além de promover apoio mútuo, informa a OMS.

 

Outro pilar é o autocuidado intelectual. Estudo publicado na revista Educational Psychology mostrou que dar atenção ao cuidado do intelecto é importante para o sucesso profissional, a autoestima e a confiança, reduzindo o envelhecimento cognitivo. Aprender um novo idioma, fazer leituras regulares, criar o hábito de escrever e conversar sobre assuntos diversos com outras pessoas são algumas formas de praticar esse tipo de autocuidado.

 

O autocuidado social e o intelectual podem caminhar juntos. Participar de atividades voluntárias com pessoas que compartilhem seus conhecimentos permite interações que criam conexões sociais. Isso promove sensos de pertencimento e de propósito, explica a OMS.

Autocuidado no dia a dia

Outros hábitos simples de autocuidado também podem fazer a diferença no dia a dia. O Ministério da Saúde recomenda priorizar uma boa rotina de sono, dormindo de sete a nove horas por noite, a fim de beneficiar o corpo e a mente.

 

Outras práticas de cuidados estéticos também podem ajudar a melhorar a autoestima, sobretudo da mulher, como uma rotina de skincare e depilação. Clínicas especializadas em depilação feminina em São Paulo e em outras localidades oferecem o serviço que contribui para o bem-estar estético.

 

Apostar no autocuidado espiritual também pode ser transformador para alcançar a paz interior. Explorar técnicas como meditação, Yoga e caminhadas na natureza pode trazer momentos de reflexão e autoconhecimento.