Implantação do BRT entra na reta final em Sorocaba
Representantes da concessionária BRT Sorocaba, operadora do Bus Rapid Transit (BRT), visitaram a sede do jornal Cruzeiro do Sul na tarde desta terça-feira (11) e falaram sobre o início das operações do novo sistema de transporte público na cidade. A primeira etapa do ônibus rápido, por exemplo, começa a atender à população ainda no mês de agosto.
O diretor de operações da empresa, Manoel Ferreira, e o advogado Gustavo Barata foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), César Augusto Ferraz dos Santos, e pelos membros Luiz Antônio Zamuner, Ricardo Benitez Martins e Silvio Carlos Cariani.
Conforme adiantou Ferreira, além das obras que acontecem em diversos pontos da cidade, a empresa também segue preparando os funcionários que atuarão na operação do novo sistema.
“Todas as pessoas envolvidas na operação, como, por exemplo, os motoristas, fiscalização, agentes de bordo e outros funcionários já estão em treinamento. A equipe que fará a gestão de monitoramento e sensores já está em treinamento também”, conta.
Sistema BRT Inteligente
De acordo com o BRT Sorocaba, a operação contará com um Sistema Inteligente de Transporte (ITS), 16 soluções integradas e realizadas por intermédio de uma plataforma desenvolvida pelo programa CittaMobi.
Assim, a iniciativa conectará e integrará todos os dispositivos da operação, desde informações geradas pelas catracas, bilhetagem e câmeras até sensores das portas, TVs e canais de som.
Um dos exemplos está relacionado à acessibilidade. Quando um usuário cadeirante chega à estação e passa o cartão no validador, por exemplo, a plataforma recebe uma mensagem, a câmera mostra que se trata de uma pessoa com deficiência (PCD) e libera a porta do meio, facilitando a entrada. Desse modo, todo o processo é realizado de maneira digital, sem precisar de um funcionário do transporte.
Pelas previsões da empresa, o corredor Ipanema, também na zona norte da cidade, deve ser entregue até janeiro de 2021. Conforme acredita Manoel Ferreira, toda a frota estará disponível em agosto do próximo ano. O sistema de transporte público terá 28 estações preferenciais, quatro estações de integração, três novos terminais e 96 pontos de parada.
Conexões com terminais de ônibus
O BRT Sorocaba também terá ligações com os terminais urbanos Santo Antônio, São Paulo e com as seis estações de transferência do município.
A expectativa é de que o BRT reduza significativamente o tempo de locomoção dos usuários do transporte público. Conforme informado, a média atual de velocidade dos veículos convencionais é de 17 km/h, enquanto os ônibus rápidos deverão trafegar a 24 km/h.
É por isso que o aumento na velocidade está ligado diretamente ao sistema de corredores especiais, faixas exclusivas para os veículos articulados. “Se você fizer uma pesquisa hoje, o que o usuário mais quer, por exemplo, é rapidez. Pegar o transporte e chegar o quanto antes ao seu destino”, enfatiza o diretor de operação.
Test drive
A Prefeitura de Sorocaba convidou a imprensa para participar, nesta quinta-feira (13), de uma visita técnica ao corredor Itavuvu do sistema BRT e de uma viagem teste do ônibus rápido junto com a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). A viagem terá início às 9h na Estação UPH Zona Norte e percorrerá a avenida até o Terminal Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba. (Wesley Gonsalves)