Bolsonaro parabeniza 'responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti'

Por

 

O presidente Jair Bolsonaro felicitou, neste domingo (13), as autoridades responsáveis pela detenção, na Bolívia, do ex-militante italiano de extrema esquerda Cesare Battisti.

"Parabéns aos responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti!", tuitou o presidente de extrema direita, algumas horas depois do anúncio de detenção do italiano, condenado à revelia à prisão perpétua em seu país.

O ex-ativista italiano de extrema esquerda Cesare Battisti foi capturado pela polícia na cidade de Santa Cruz, disse uma fonte do governo boliviano à AFP.

Condenado à prisão perpétua na Itália pela morte de quatro pessoas, Battisti "foi detido por policiais bolivianos da Interpol na rua" no sábado, relatou a fonte ouvida pela AFP, acrescentando que ele pode ser expulso do território boliviano nas próximas horas.

Ele "entrou de maneira ilegal no país", aparentemente com documentos falsificados, acrescentou a mesma fonte.

Battisti estava foragido desde dezembro passado, quando um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou sua prisão no dia 13 desse mesmo mês. Um dia depois, o então presidente Michel Temer assinou a ordem de extradição há anos solicitada pela Itália.

Cesare é ex-militante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), atuante durante os "anos de chumbo" na Itália, um período marcado por atentados de organizações de direita e de esquerda, entre elas as Brigadas Vermelhas.

Battisti foi julgado à revelia em 1993 e condenado à prisão perpétua por quatro homicídios e cumplicidade em outros assassinatos no final dos anos 1970.

Em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou sua extradição para a Itália, após um longo processo judicial com um período na prisão. No último dia de seu mandato, Lula lhe concedeu o status de refugiado político.

"Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideais de um dos governos mais corruptos que já existiram no mundo (PT)", acrescentou Bolsonaro nas redes sociais.

"Diante da detenção de Cesare Battisti pela Interpol, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Relações Exteriores estão tomando todas as providências necessárias, em cooperação com o Governo da Bolívia e com o Governo da Itália, para cumprir a extradição de Battisti e entregá-lo às autoridades italianas", disseram ambas as pastas em nota conjunta divulgada hoje. (AFP)