Governo de SP dá início aos testes da vacina contra o coronavírus

Por

Doses da vacina do laboratório chinês Sinovac Biotech chegam no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo (20/7/2020)

Doses da vacina do laboratório chinês Sinovac Biotech chegam no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo (20/7/2020)

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (20) o início dos testes da CovonaVac, vacina contra o coronavírus, no Brasil. O Instituto Butantan receberá as doses de imunizantes e placebos que serão utilizados na realização da terceira fase de ensaios clínicos para desenvolvimento da vacina, em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science.

A carga com 20 mil doses, proveniente da China, desembarcou durante a madrugada desta segunda-feira (20) no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela será levada à sede do Instituto Butantan para ser verificada. Em seguida, será distribuída aos 12 centros de pesquisa responsáveis pelo recrutamento, aplicação e acompanhamento dos voluntários.

" Vamos informar à opinião pública brasileira e internacional sobre a evolução de cada resultado, respeitando os critérios éticos, científicos e contratuais da pesquisa. É um grande dia para a ciência brasileira. Um dia de esperança para milhões de brasileiros e também de habitantes de outros países onde essa vacina deverá ser também aplicada", disse Doria.

Testes da vacina

Os testes da vacina, uma das mais avançadas do mundo, começam nesta terça-feira (21) no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista. A terceira fase de testes no HC será direcionada a 890 voluntários. Os pesquisadores do hospital vão analisar os voluntários em consultas agendadas a cada duas semanas. A estimativa é concluir as primeiras análises em até 90 dias.

Butantan no portal. Nela, é possível responder a algumas perguntas e saber se tem o perfil necessário para participação dos testes.

Após esta etapa, serão informados os centros de pesquisa que devem ser procurados para, enfim, iniciarem todos os processos necessários para confirmar a participação. Cada centro ficará responsável pelas informações coletadas dos voluntários, que serão sigilosas. (Estadão Conteúdo)